Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há um novo caminho de peregrinação entre Rio Maior e Fátima

21 jan, 2021 - 08:35 • Olímpia Mairos

Percurso evita estradas com grande circulação automóvel, apostando em caminhos de terra e estradas rurais no interior do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Fica pronto para a peregrinação de 13 de maio.

A+ / A-

Chama-se Caminho dos Candeeiros. Está praticamente concluído e vai ligar Rio Maior à Cova da Iria.

O Caminho dos Candeeiros – Caminhos de Fátima, constitui o primeiro passo de um projeto de estruturação de caminhos pedestres que têm Rio Maior e o Caminho dos Candeeiros como um ponto de encontro dos peregrinos que se deslocam do Oeste (Torres Vedras, Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral, Peniche) e da grande Lisboa, (Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira, Lisboa) para Fátima.

O projeto, uma parceria entre os municípios de Rio Maior e Porto de Mós, procura evitar as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e estradas rurais no interior do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, criando “condições seguras e aprazíveis para peregrinos e viajantes que futuramente se irão dirigir ao Santuário de Fátima”.

O presidente da autarquia, Filipe Santana Dias, conta à Renascença que “o Caminho dos Candeeiros é um projeto não só muito interessante do ponto de vista turístico, dado passar por alguns dos nossos pontos de maior interesse, como do ponto de vista da segurança, convidando os peregrinos a evitar as habituais vias de grande circulação automóvel”.

“Quem optar por este caminho percorrerá territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, tais como as Marinhas do Sal, o Olho d'Água, a Pedreira do Barco e os muros de pedra seca de Alcobertas, isto no território do concelho de Rio Maior”, acrescenta a autarquia em comunicado.

O percurso tem cerca de 50 km, entre a cidade de Rio Maior e o Santuário de Fátima, e a conclusão da marcação está prevista para o mês de abril, permitindo a sua utilização na Peregrinação do 13 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+