Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mensagem do Papa: “A força de Deus é mais poderosa que os nossos egoísmos"

31 dez, 2020 - 17:01 • Aura Miguel

Impedido de participar devido a uma crise ciática, o Papa foi substituído pelo cardeal Giovanni Battista Re.

A+ / A-
Mensagem do Papa: "Pode parecer forçado agradecer a Deus ao fim de um ano como este"
Mensagem do Papa: "Pode parecer forçado agradecer a Deus ao fim de um ano como este"

Em tempo de pandemia, o Papa destacou os que doaram “animados pelo amor ao próximo” e elogiou os sinais de “compaixão, vizinhança e solidariedade” que nasceram deste drama. Impedido de participar devido a uma crise ciática, Francisco foi substituído pelo cardeal Giovanni Battista Re que leu a homilia preparada para o último dia do ano.

Com os efeitos do novo coronavírus espalhados pelo mundo, “pode parecer forçado, quase chocante, agradecer a Deus ao fim de um ano como este, marcado pela pandemia. Pensamos nas famílias que perderam um ou mais membros, nos que estiveram doentes, nos que sofreram com a solidão, nos que perderam o emprego.”

Francisco bem sabe que muitos se interrogam sobre que sentido haverá em dar graças “no meio de um drama como este”. Por isso adverte: “Não devemos ter pressa em responder a esta pergunta. Nem mesmo Deus responde aos nossos ‘porquês’ mais angustiados recorrendo a razões superiores”.

O texto elogia os sinais de “compaixão, vizinhança, cuidado e solidariedade” que nasceram deste drama da pandemia. Agradece aos profissionais de saúde, aos pais, professores e autarcas a dedicação e esforços ao serviço dos outros. Francisco escreveu que muitas pessoas tentaram, “sem fazer barulho”, tornar “mais suportável” o peso de outros, com “empenho quotidiano, animados pelo amor ao próximo”.

Segundo o Papa, “isto não pode acontecer sem a graça, sem a misericórdia de Deus”, porque “nos momentos difíceis” as pessoas defendem-se, protegem a si, aos seus e os seus “interesses”, por isso, questionou como é que “tantas pessoas, sem outra recompensa senão a de fazer o bem, encontram forças para se preocupar com os outros”.

“Mesmo que não pensem nisso, a força de Deus os impele, o que é mais poderoso do que os nossos egoísmos”, sublinha.

O Papa também não participará na missa solene de amanhã, mas deverá aparecer na oração do Angelus, numa transmissão em direto partir da biblioteca do palácio apostólico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+