Tempo
|
A+ / A-

Natal. Conferência Episcopal pede “todas as cautelas” na “alegria da festa”

23 dez, 2020 - 11:15 • Ecclesia

Em tempo de pandemia, bispos portugueses convidam a “produzir esperança e encanto” na celebração do Nascimento de Jesus.

A+ / A-

Veja também:


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) deixou este ano indicações para celebrar o Natal em tempo de pandemia, sublinhando que, apesar das limitações, a situação permite às famílias momentos de “reencontro e celebração”.

“Que a alegria da festa e dos encontros familiares seja acompanhada de todas as cautelas, de modo que às festividades não suceda nova vaga de contágios com os consequentes sofrimentos e lutos”, lê-se no documento dos bispos católicos.

A CEP pede às famílias cristãs para “avivarem a consciência da principal razão” destes encontros e convívios, que é “o nascimento de Jesus”, e “enriqueçam” essas reuniões com um “momento de oração em redor da mesa ou junto ao presépio” e, se possível, que participem em conjunto na “Eucaristia festiva das suas comunidades”.

Na sua nota, o Conselho Permanente do episcopado congratulou-se com as orientações anunciadas pelo Governo, que “permitem celebrar em assembleia não apenas nas manhãs dos dias de Natal, do Domingo da Sagrada Família (27 de dezembro) e da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de janeiro), mas também na véspera desses dias festivos e na tarde dos dias de Natal e de Ano Novo”.

Os bispos católicos de Portugal pedem aos sacerdotes que se “abstenham da prática tradicional de dar a imagem do Menino a beijar” e que substituam esse gesto de “veneração afetuosa” por outro que “não implique contacto físico e previna aglomerações”.

Neste âmbito, agradecem também a “disponibilidade generosa” dos padres para “proporcionarem aos fiéis ocasiões ampliadas de participação na Liturgia festiva desta quadra” e exortam a “manter todos os cuidados”, conforme as orientações em vigor.

A Conferência Episcopal Portuguesa convida ainda todas as pessoas que estão nas “situações de risco” e os que estão “impedidos de participar” presencialmente na Eucaristia a “santificar estes dias pela oração e pela caridade”.

A CEP publicou também a mensagem de Natal ‘Vem, Senhor Jesus, dá-nos a tua Luz!’, desafiando todos a “viver com alegria a estação do Natal” e a “produzir esperança e encanto” no “tempo de pandemia e de tristeza”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+