Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Pandemia custa caro ao Vaticano, mas Papa garante que ninguém será despedido

21 dez, 2020 - 18:41 • com Reuters

Francisco disse aos funcionários e seus familiares que eles são a coisa mais importante que existe na Santa Sé.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Francisco prometeu esta segunda-feira que nenhum dos funcionários do Vaticano perderá o emprego por causa das dificuldades financeiras causadas pela pandemia.

Numa audiência natalícia com os trabalhadores e seus familiares, Francisco trouxe uma mensagem de esperança.

“Vocês são a coisa mais importante aqui. Ninguém fica de fora, ninguém vai perder o emprego”, afirmou o Papa.

A pandemia tem sido muito dura para a situação financeira da Santa Sé, obrigando-a a ir às reservas de fundos e a implementar medidas de austeridade. As promoções de funcionários foram congeladas e as horas extraordinárias proibidas, entre outras medidas.

“Ninguém deve sofrer dos terríveis efeitos económicos desta pandemia. Temos de trabalhar muito para resolver este problema, o que não é fácil. Não há uma solução mágica. Temos de avançar como uma família”, disse Francisco, falando de improviso.

Existem muitos funcionários leigos nos departamentos administrativos do Vaticano e outros trabalham como jardineiros, bombeiros, polícias, na manutenção e nos museus.

Os museus são precisamente uma das maiores fontes de rendimento da Santa Sé, tendo recebido cerca de sete milhões de visitas no ano passado, mas este ano a pandemia diminuiu drasticamente essa fonte de receitas.

Os museus estiveram fechados durante três meses na primavera, depois abriram com limitação de acessos antes de fechar novamente quando a segunda vaga atingiu o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+