Tempo
|
A+ / A-

“Porta Solidária”. 52% das cerca de 550 refeições diárias são para desempregados da pandemia

20 dez, 2020 - 08:00 • Henrique Cunha

Bispo do Porto vai participar na Consoada organizada pelo projeto da paróquia da Senhora da Conceição, do Porto.

A+ / A-

Mais de metade das pessoas que procuram refeições da “Porta Solidária” são desempregados da pandemia. O dado foi revelado no último inquérito realizado pela paroquia da Senhora da Conceição, no Marquês, no Porto.

Segundo o padre Rubens Marques, nesta altura, “há muitos jovens a procurar ajuda, sobretudo, ligados à restauração, às esplanadas e a muitos serviços de turismo. A grande maioria vem mesmo dos serviços ligados ao turismo. Uns porque tinham empregos precários e grande número porque não tinha contrato, nem qualquer vínculo de emprego”.

Este ano, o Bispo do Porto vai marcar presença na Consoada organizada pelo Projeto "Porta Solidária" e onde devem ser servidas cerca de 550 refeições. Tem sido, aliás, “essa a média diária dos últimos dois meses”, como revelou à Renascença, o Pe. Rubens Marques, o pároco da Senhora da Conceição, no Porto.

A presença do Bispo do Porto na iniciativa é, para o pároco da Senhora da Conceição, mais um sinal da proximidade da Igreja junto dos mais necessitados e prova o seu carinho pelo projeto Porta Solidária.

“D. Manuel linda vai estar presente também para expressar a sua proximidade e a proximidade da igreja junto dos mais pobres e dos mais carenciados, dos desempregados da pandemia que são muitos os que aqui acorrem para a refeição”, refere o sacerdote, revelando que o bispo do Porto “vai oferecer a cada pessoa e criança que vier uma imagem pequenina do menino Jesus”. Apesar de “alguns dos nossos utentes que vêm procurar a refeição não serem crentes, nós partilhamos aquilo em que acreditamos”.

A “Porta Solidária” abriu em 2009, e está aberta todos os dias pelo que garante o Pe. Rubens “também nos dias das festas” estará disponível para servir refeições, pelo que a 24 e 25 e 31 dezembro e 1 de janeiro, o serviço de apoio vai continuar a funcionar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+