Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Arcebispo de Braga apela aos cristãos que celebrem o Natal sem "facilitar"

15 dez, 2020 - 13:08 • Ana Lisboa

D. Jorge Ortiga divulga nota pastoral com uma série de recomendações para esta quadra natalícia.

A+ / A-

Em contexto de pandemia, o arcebispo de Braga publicou uma mensagem de Natal convidando os cristãos ao cumprimento das regras de segurança e de higiene, "sem perder a alegria cristã".

Numa carta divulgada online, intitulada "Rezar com o Menino". D. Jorge Ortiga afirma que "não podemos facilitar. Este necessário cuidado não deve, contudo, ofuscar nem sobrepor-se ao Mistério do Natal que, em comunidade, queremos celebrar. O essencial pode ser vivido e, talvez, mais intensamente. É uma oportunidade que não poderemos desperdiçar".

O arcebispo de Braga refere que este ano a celebração do nascimento de Jesus tem de ser "diferente", mas sem que isso prejudique as celebrações litúrgicas.

Nesse sentido, pede para se "intensificarem as medidas profiláticas, cumprindo-as escrupulosamente, para que as festas posam ser celebradas".

Quanto à abstenção "da prática tradicional de dar a imagem do Menino a beijar", determinada pela Conferência Episcopal Portuguesa, o Arcebispo de Braga sugere, como alternativa, um momento de oração proposto pelo Departamento Arquidiocesano para a Liturgia. Em seu entender, "nada se perde, recuperamos o sentido desse gesto com outra interpretação".

D. Jorge Ortiga pede ainda uma atenção particular à figura de São José, no Presépio, depois do Papa ter proclamado um Ano Especial (de 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021) para celebrar os 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Universal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+