Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa afinal cumpre tradição e entrega flores à Imaculada Conceição

08 dez, 2020 - 09:53 • Aura Miguel

Deslocação de Francisco ao centro de Roma tinha sido cancelada para evitar ajuntamentos, devido à Covid-19.

A+ / A-
Papa afinal cumpre tradição e entrega flores à Imaculada Conceição
Papa afinal cumpre tradição e entrega flores à Imaculada Conceição

O Papa cumpriu a tradição e foi esta terça-feira de manhã colocar um ramo de flores junto à imagem da Imaculada Conceicão, em plena Praça da Espanha, no centro de Roma.

A habitual deslocação do Papa ao coração comercial da cidade durante a tarde inha sido cancelada, para evitar ajuntamentos de fiéis e riscos de contágio Covid-19. No entanto, Francisco foi, de forma discreta, cumprir a tradição.

“Às 7 horas desta manhã (hora italiana), na solenidade da Imaculada Conceição, o Santo Padre foi à Piazza di Spagna para um ato de veneração particular a Maria Imaculada.”, lê-se num comunicado do Vaticano.

“À primeira claridade da madrugada e debaixo de chuva, colocou um ramo de rosas brancas na base da coluna onde se encontra a estátua de Nossa Senhora e dirigiu-se a ela em oração, para que velasse com amor sobre Roma e os seus habitantes, confiando-lhe todos os que, nesta cidade e no mundo, se afligem pela doença e pelo desânimo”, adianta a mesma nota.

A Santa Sé informa ainda que, pelas 7h15, “o Papa Francisco deixou a Piazza di Spagna e chegou a Santa Maria Maggiore, onde rezou em frente ao ícone de Maria Salus Popoli Romani e celebrou a missa na Capela da Natividade“, tendo depois voltado para o Vaticano.

Francisco convida a oferecer hoje flores a Nossa Senhora

Mais tarde, no final da oração do Angelus, dedicada à Imaculada Conceição, o Papa sublinhou que, apesar de, nesta tarde, ter sido cancelada a tradicional homenagem à Virgem Maria, na Praça de Espanha, para evitar o risco de ajuntamentos e eventuais contágios, “isto não nos impede de oferecer à nossa Mãe as flores que ela mais aprecia: a oração, a penitência, o coração aberto à graça.”

Contudo, o próprio Santo Padre revelou que esta manhã cedo foi “de forma privada à Praça de Espanha e, em seguida, a Santa Maior onde celebrei missa”.

Na reflexão sobre a festividade da Imaculada Conceição, Francisco recordou que “a graça de Deus é oferecida a todos; e muitos dos últimos nesta terra serão os primeiros no céu”, mas deixou um aviso: “Tenham cuidado. Não adianta ser esperto e adiar continuamente um exame sério da própria vida, valendo-se da paciência do Senhor. Talvez possamos enganar os homens, mas Deus não, Ele conhece nosso coração melhor do que nós”.

Por isso, o Papa convidou os fiéis a “aproveitar o momento presente” e a optar por “hoje dizer "não" ao mal e "sim" a Deus”

[notícia atualizada às 12h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+