Tempo
|
A+ / A-

Liberdade religiosa

EUA adicionam Nigéria à 'lista negra' de países que atentam contra liberdade religiosa

07 dez, 2020 - 23:13 • Lusa

China, Eritreia, Irão, Coreia do Norte, Paquistão, Arábia Saudita, Tajiquistão e Turquemenistão completam a lista de países que perpetuam “violações sistemáticas, contínuas e notórias da liberdade religiosa”, segundo Mike Pompeo, o Secretário de Estado norte-americano ainda em funções.

A+ / A-

Os Estados Unidos acrescentaram a Nigéria à lista de países de “particular preocupação” no que diz respeito à liberdade religiosa, considerada “a primeira das liberdades” pelo chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo.

“Os Estados Unidos da América (EUA) são inabaláveis no seu compromisso com a liberdade religiosa. Nenhum país ou entidade deve poder perseguir com impunidade pessoas com base nas suas crenças. Estas designações anuais mostram que quando a liberdade religiosa for atacada, nós iremos agir”, escreveu na rede social Twitter o Secretário de Estado norte-americano.

Esta lista, prosseguiu Pompeo através de outro 'tweet', inclui a China, a Eritreia, o Irão, a Nigéria, a Coreia do Norte, o Paquistão, a Arábia Saudita, o Tajiquistão e o Turquemenistão, países que perpetuam “violações sistemáticas, contínuas e notórias da liberdade religiosa”.

Mike Pompeo não incluiu, no entanto, a Índia, apesar da recomendação feita nesse sentido pela comissão responsável pela avaliação da liberdade religiosa a nível internacional.

Este órgão denunciou uma “drástica deterioração” desta condição sob a égide do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conhecido aliado do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump.

O Sudão, que abandonou esta lista no ano passado, também sai este ano da lista de Estados “sob vigilância”, por causa das “reformas corajosas” levadas a cabo pelas autoridades responsáveis pela transição de poder no país.

Cartum também abandonou recentemente a 'lista negra' dos EUA de países que, alegadamente, apoiam o terrorismo.

A Nigéria ascendeu da lista de países “sob vigilância” para os países de “particular preocupação”, apesar de Pompeo não ter justificado esta decisão.

Contudo, o último relatório sobre liberdade religiosa no mundo, publicado em junho pelo Departamento de Estados dos EUA, dá conta de que há tensões entre as autoridades nigerianas e o grupo radical xiita “Movimento Islâmico na Nigéria”, cujas manifestações são habitualmente reprimidas de um modo violento.

A Igreja Católica nigeriana apelou no ano passado à proibição desta organização, que vê a sua constituição como uma liberdade à religião em geral.

A inclusão nesta lista poderá levar a sanções contra a Nigéria, incluindo a retirada de qualquer apoio económico de Washington.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+