Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa aos novos cardeais. Não se desviem do caminho, permaneçam vigilantes

28 nov, 2020 - 15:01 • Aura Miguel

Numa celebração reduzida em número de fiéis devido à pandemia, o Papa Francisco deixou um conselho aos treze novos cardeais.

A+ / A-
Papa cria 13 novos cardeais numa cerimónia marcada pelas restrições da pandemia
Papa cria 13 novos cardeais numa cerimónia marcada pelas restrições da pandemia

Numa celebração reduzida em número de fiéis devido à pandemia, o Papa Francisco deixou um conselho aos treze novos cardeais.

“Queridos irmãos, todos nós amamos Jesus, todos queremos segui-Lo, mas devemos estar sempre vigilantes para permanecer no seu caminho. Pois com os pés, com o corpo, podemos estar com Ele, mas o nosso coração pode estar longe e levar-nos para fora do caminho. E pensemos em tantas formas de corrupção na vida sacerdotal”, disse na homilia. “Assim, por exemplo, o vermelho purpúreo das vestes cardinalícias, que é a cor do sangue, pode tornar-se, para o espírito mundano, a cor duma distinção eminente… E assim deixarás de ser o pastor, para passares a ser apenas “eminência”. E quando pensasses assim, estás fora do caminho”.

A partir do Evangelho, Francisco sublinhou a actualidade do “contraste nítido entre Jesus e os discípulos”, ou seja: "Ele, no caminho; os discípulos, fora do caminho. Dois percursos inconciliáveis. Na realidade, só o Senhor pode salvar os seus amigos desvairados, em risco de se perderem. Só a sua Cruz e a sua Ressurreição.“

Perante os treze novos purpurados, Francisco reconheceu que “também nós, Papa e Cardeais, devemos espelhar-nos sempre nesta Palavra de verdade. É uma espada afiada: corta, é dolorosa, mas ao mesmo tempo cura-nos, liberta-nos, converte-nos”. E concluiu: “A conversão é precisamente isto: sair de fora do caminho, ir para o caminho de Deus.“

Na saudação inicial em nome dos novos purpurados, o Cardeal maltês Mario Grech, secretário do Sínodo dos Bispos, assinalou que, “em tempos tão graves para a humanidade inteira devido à pandemia, queremos dirigir o nosso pensamento a todos os irmãos que estão em provação”. E reconheceu que “as dramáticas circunstâncias que a Igreja e o mundo atravessam, desafiam-nos a oferecer uma leitura da pandemia que ajude todos e cada um a captar nesta tragédia também a oportunidade de repensar o nosso estilo de vida, as nossas relações, a organização das nossas sociedades e, sobretudo, o sentido da nossa existência.”

A partir de agora, a Igreja católica passa a ter um total de 229 cardeais, dos quais 128 são eleitores (têm menos de 80 anos): 16 criados por João Paulo II, 39 por Bento XVI e 73 pelo Papa Francisco (três deles portugueses).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+