Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Síria. Famílias cristãs "vivem em condições desumanas"

19 nov, 2020 - 14:55 • Ana Lisboa

Denúncia é feita por religiosa da Congregação de Jesus e Maria que reconhece que este é o "pior período da história" do país.

A+ / A-

A Irmã Annie Demerjian, em declarações à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), admite que "10 anos de guerras sangrentas" na Síria e a imposição de sanções económicas originaram desespero, pobreza generalizada, falta de medicamentos, falhas constantes e prolongadas no fornecimento de eletricidade e água".

Por isso, esta religiosa que já esteve em Portugal por diversas vezes a convite da AIS, diz que "vivemos o pior momento da nossa história" e refere que não conhece "nenhuma outra sociedade do Médio Oriente cujos membros vivam em condições tão terríveis atualmente".

Como se não bastasse tudo isto, a Síria está a enfrentar também a pandemia da Covid-19.

As consequências têm sido "um desemprego enorme, aumento de custo de vida para valores insuportáveis", o que está a levar a comunidade cristã ao desespero.

A religiosa, que é responsável pelas campanhas da Ajuda à Igreja que Sofre nas cidades de Alepo e Damasco, há quase uma década, considera que o apoio desta fundação pontifícia "tem sido um salva-vidas e uma fonte de esperança para as famílias cristãs que vivem em condições verdadeiramente desumanas".

A Irmã Annie reconhece e agradece todo o esforço de apoio que tem sido canalizado para as famílias cristãs na Síria. "Isso é muito necessário num país onde a desolação e o desânimo estão a crescer e a esperança deve ser semeada".

Atualmente, o apoio da Fundação AIS chega a 273 famílias em Alepo e a "mais uma centena em Damasco" e "todos os meses recebem ajuda de subsistência básica, incluindo vales para a compra de artigos essenciais como comida e gás para cozinhar".

Recorde-se, que no passado dia 15 de outubro, o representante diplomático do Papa na Síria, cardeal Mario Zenari, denunciou a existência de uma crise "sem precedentes" neste país do Médio Oriente, pedindo o fim das sanções internacionais, uma situação que afeta 80% da população, após quase 10 anos de violência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana guimarães
    20 nov, 2020 Senhora da Hora 21:41
    Sinto bastante com o sofrimento dos SÍRIOS. A UNICEF não apoia as crianças Sírias? ...Também gostaria de saber se Portugal vai ou não ajudar Moçambique .

Destaques V+