Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Presidente da República elogia comportamento «exemplar» da Igreja Católica

14 nov, 2020 - 13:39 • Ecclesia

O chefe de Estado deu como exemplo as decisões de abdicar das celebrações públicas, no 13 de maio, e a forma como foi assinalado o 13 de outubro, com lotação limitada no recinto da Cova da Iria, considerando que “foram esforços muito grandes”.

A+ / A-

O presidente da República Portuguesa elogiou este sábado em Fátima o “comportamento exemplar” da Igreja Católica durante a atual pandemia, após participar na Missa pelas vítimas da Covid-19, promovida pela Conferência Episcopal.

“Eu queria assinalar, agradecer muito à Igreja Católica, que tem sabido interpretar os valores da vida e da saúde, que são valores essenciais para o Cristianismo. Nessa medida, tem sido exemplar, nas celebrações, todas elas, aqui em Fátima”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no final da celebração.

“O que tem feito a Igreja Católica é verdadeiramente exemplar, de serviço a valores fundamentais e de serviço à comunidade portuguesa”, acrescentou.

Os bispos católicos em Portugal promoveram hoje uma celebração nacional pelas vítimas da pandemia, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, com a presença do presidente da República e do primeiro-ministro, António Costa.

“A cerimónia de hoje é muito simbólica. Quiseram todos os bispos, em conjunto, evocar os mortos, quer diretamente da Covid-19, quer de doenças não-Covid, neste período doloroso que temos estado a atravessar”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou esta sexta-feira uma nota sobre o novo estado de emergência, com apelos a comportamentos responsáveis.

O presidente da República sublinhou esta preocupação com o “controlo sanitário”, dentro dos templos, e de “recomendação às famílias”, fora dos mesmos, para evitar “formas de comportamentos e de celebração que acabam por arriscar o que se quis prevenir” nas cerimónias religiosas.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa conversaram com D. José Ornelas, presidente da CEP, agradecendo pelo contributo da Igreja Católica na luta contra a Covid-19.

Antes da Missa, o bispo de Setúbal disse aos jornalistas que esta Missa quis unir o país na “memória, tributo e apreço” por aqueles que partiram.

“É uma celebração que todos sentimos bem no coração, independentemente do credo que tenhamos. Todos nos concentramos com atenção e emoção naqueles que nos deixam. É algo universal”, observou.

O bispo de Setúbal destacou a importância de “ter em atenção a dimensão humana da tragédia que se está a viver faz parte do realizar o luto, que muitas pessoas não tiveram ocasião de fazer”.

O presidente da CEP sublinhou também o simbolismo de Fátima, como local “onde tanta gente vem chorar, mas também vem recolher esperança”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+