Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Santuário de Fátima cancela celebrações dos dias 21 e 22

13 nov, 2020 - 16:00 • Lusa

O concelho de Ourém é considerado de alto risco, pelo que vigoram em Fátima as restrições decorrentes do estado de emergência.

A+ / A-

O Santuário de Fátima anunciou esta sexta-feira que cancelou celebrações religiosas previstas para os dias 21 e 22, devido às regras impostas ao concelho de Ourém, considerado de alto risco de contágio pelo novo coronavírus.

Em comunicado, o Santuário de Fátima refere que as medidas restritivas em vigor a partir das 00h00 de segunda-feira obrigam "ao cancelamento da missa das 12h30 e da Hora de Reparação, às 14h00, na capelinha das aparições", no dia 21, "bem como das missas das 15h00, 16h30 e 18h30 na Basílica da Santíssima Trindade".

"O mesmo se passará no domingo, dia 22, acrescendo neste dia o cancelamento da oração de vésperas, às 17:30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima", refere o santuário, acrescentando que, "neste fim de semana, será igualmente suspensa a bênção dos veículos".

Mantém-se a recitação do rosário às 18h30 e às 21h30, no sábado e no domingo, "dado que são duas celebrações que habitualmente o santuário transmite através dos meios de comunicação social e digital", mas, no entanto, "nenhuma destas duas celebrações deve contar com a presença física de peregrinos".

Nesse fim de semana, os postos de informação e os espaços museológicos estarão encerrados, a partir das 13h00, acrescenta.

O Santuário de Fátima avança ainda que também será suspenso o retiro "Não tenhais medo", que iria realizar-se dos dias 20 a 22.

"Esta iniciativa, que já tinha estado agendada para os dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, é agora suspensa novamente devido à pandemia. Embora reconhecendo a importância e pertinência desta oferta espiritual, tão necessária no tempo em que vivemos, o Santuário de Fátima opta, de novo, por uma atitude de responsabilidade, contribuindo assim para o esforço nacional de mitigação do perigo de contágio do coronavírus", justifica.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.250 pessoas dos 204.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+