Tempo
|
A+ / A-

Papa reafirma empenho da Igreja em erradicar abusos

11 nov, 2020 - 10:40 • Aura Miguel

Francisco evoca "doloroso caso" do antigo cardeal McCarrick, após publicação de relatório.

A+ / A-
Papa: “Renovo a minha proximidade às vítimas de todos os abusos"
Papa: “Renovo a minha proximidade às vítimas de todos os abusos"

Na audiência desta manhã, Francisco afirmou que “quem reza não perde tempo” e terminou com uma referência ao documento sobre o caso McCarrick, o ex-cardeal e arcebispo de Washington, responsável por abusos sexuais e reduzido ao estado laical em 2019.

“Foi publicado ontem [terça-feira] o relatório sobre o doloroso caso do ex-cardeal Theodore McCarrick”, disse o Papa no final da catequese, transmitida a partir da biblioteca do Palácio Apostólico. “Renovo a minha proximidade às vítimas de todos os abusos e o empenho da Igreja em erradicar este mal”, concluiu com uma breve pausa de silêncio.

O relatório revela que antes da criação cardinalícia do arcebispo McCarrick, em 2000, houve denúncias de abusos sexuais contra o responsável católico que terão sido consideradas infundadas pelo Papa de então, João Paulo II.

Ao longo de mais 400 páginas são apresentados documentos e testemunhos, naquele que é o primeiro texto do género a ser publicado pelo Vaticano sobre a gestão de um caso de abuso de menores.

Na reflexão da catequese, o Santo Padre considerou importante rezar sempre, “mesmo quando temos a impressão de estar a perder tempo, porque Deus tarda a responder”, mas, à semelhança do que aconteceu com tantos santos e santas, “ainda que o Céu nos pareça surdo e mudo, continuemos a rezar, porque, mesmo na noite da fé, nunca estamos sozinhos”.

Francisco garante que ”Deus é mais paciente do que nós, e quem bate à porta do seu coração com fé e perseverança não fica desiludido, pois o nosso Pai sabe bem do que precisamos“. Para isso, é preciso "uma disposição corajosa para invocar Deus… até para “discutir” com Ele, sem se resignar ao mal e à injustiça”. Segundo o Papa, nunca se deve desanimar, porque “nas noites de fé, quem reza nunca está sozinho”.

“Se não rezamos, não teremos força para avançar na vida. A oração é como o oxigénio da vida. É atrair para nós a presença do Espírito Santo, que nos faz sempre avançar”, indicou, na audiência geral que decorreu na biblioteca do Palácio Apostólico, à porta fechada e com transmissão online.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+