Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seminário de Leiria “na luta contra a pandemia da Covid-19”

15 out, 2020 - 09:57 • Olímpia Mairos

A instituição está preparada para “cumprir a missão” e apoiar as iniciativas de âmbito eclesial.

A+ / A-

O Seminário Diocesano de Leiria elaborou um plano de contingência que segue as instruções das autoridades sanitárias para que as instalações possam continuar a ser usadas em segurança.

De acordo com o reitor do Seminário, o padre José Augusto Rodrigues, esta é uma forma de “participar na luta contra a pandemia da Covid – 19 a que todos somos chamados”.

O edifício alberga a Casa de Retiros S. José (CRSJ), que existe desde 2010, e o Centro Pastoral Diocesano (CEPADI) que, mais recentemente, acolhe os serviços da cúria diocesana e um leque variado de grupos eclesiais para ações de reflexão, formação e oração.

Segundo o responsável da instituição, “é um esforço diário de controle na utilização dos espaços e da capacidade dos mesmos, de higienização de superfícies e mobiliário, entre muitas outras coisas”.

O sacerdote acrescenta que a atual situação sanitária obriga a uma atenção redobrada na gestão da utilização dos equipamentos e áreas e dá como exemplo “as salas, capelas, refeitórios e quartos” que “passaram a ter uma ocupação muito inferior”.

No interior do edifício é obrigatório o uso de máscara facial e aconselha-se “sempre que possível”, o distanciamento social de segurança de pelo menos um metro e meio a dois metros.

O Seminário dispõe também de um quarto de isolamento, na Casa de Retiros S. José, equipado e pronto a ser usado pelos que forem identificados como casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Desta forma, acrescenta o padre José Augusto, o edifício do Seminário, nomeadamente o CEPADI, continua a “cumprir a missão a que é chamado, apoiando as múltiplas iniciativas de âmbito eclesial”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+