Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano

Detida italiana com ligações ao cardeal Becciu, afastado por suspeitas de peculato

13 out, 2020 - 21:54 • Redação com Reuters

Media italianos dizem que Cecilia Marogna, de 39 anos, foi detida sob um mandado de captura internacional emitido pelos magistrados do Vaticano.

A+ / A-

Uma mulher italiana de 39 anos foi detida esta terça-feira por alegadas ligações a um escândalo financeiro no Vaticano, adiantou a polícia.

Cecilia Marogna trabalhou para o cardeal Angelo Becciu, o ex-prefeito para a Congregação para a Causa dos Santos que apresentou demissão em setembro, após ter sido confrontado pelo Papa Francisco com suspeitas de peculato e nepotismo. O cardeal nega as acusações.

Fonte das autoridades anticorrupção de Itália avançaram à Reuters que Marogna foi detida em Milão. Vários media italianos adiantam que a suspeita foi detida sob um mandado de captura internacional emitido pelos magistrados do Vaticano.

Na última semana, Marogna deu entrevistas a media italianos nas quais revelou que recebeu 500 mil euros de Becciu para gerir uma "diplomacia paralela" de ajuda a missionários em zonas de conflito. Em todas as entrevistas, rejeitou ter praticado qualquer crime.

Até agora, não era conhecido o alegado papel de Marogna na secretaria de Estado do Vaticano, onde o cardeal Becciu era o número dois desde 2018.

O advogado do cardeal, Fabio Viglione, diz que Becciu conhece Marogna, mas que os seus negócios com ela tiveram "exclusivamente a ver com questões institucionais".

Marogna, que é natural da Sardenha como Becciu, diz que os fundos que alegadamente recebeu do cardeal foram canalizados através de uma empresa que ela própria abriu na Eslovénia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+