Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Óbito

“Um bom amigo e irmão no episcopado”. Bispo de Vila Real recorda D. Anacleto

19 set, 2020 - 12:51 • Olímpia Mairos

D. Anacleto Oliveira morreu na sexta-feira, aos 74 anos, vítima de um acidente de automóvel.

A+ / A-

O bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Oliveira, recorda D. Anacleto Oliveira como "um bom amigo e irmão no episcopado".

"Era uma pessoa em quem eu reconhecia uma grande sabedoria, era um sábio, e também um grande amor, um grande serviço à Igreja", afirma à Renascença o bispo de Vila Real.

D. António Augusto refere que, dos anos que conviveu e trabalhou com D. Anacleto, “fica esta memória grata de alguém que era um incansável trabalhador na Igreja, na sua diocese”, mas, “também em tantas tarefas e responsabilidades a nível da conferência episcopal”.

Para o bispo de Vila Real, "fica memória de alguém que foi capaz de por todas as suas qualidades e todo o seu saber ao serviço do crescimento e do conhecimento do Povo de Deus”.

“Que Deus o compense por isso", conclui D. António Augusto Oliveira.

D. Anacleto Oliveira morreu na sexta-feira de manhã, na sequência de um despiste de automóvel ocorrido na Autoestrada 2 (A2), perto de Almodôvar.

O óbito foi declarado no local e o corpo encaminhado para o serviço de Medicina Legal do hospital de Beja.

Muitas têm sido as reações de pesar pelo falecimento do bispo de Viana do Castelo. O Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se “chocado e pesaroso”. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, sublinha que “o que é bom nunca se perde”.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo já decretou dois dias de luto. Aguardam-se informações sobre as cerimónias fúnebres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+