Tempo
|
A+ / A-

Número dois do Vaticano de visita a Beirute. "O Líbano não está só"

04 set, 2020 - 19:25 • Lusa

Cardeal Pietro Parolin encontrou-se com líderes líbaneses, foi à zona do porto de Beirute, epicentro da trágica explosão de 4 de agosto, visitou escolas e hospitais.

A+ / A-

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afirmou esta sexta-feira em Beirute que "o Líbano não está só", durante um dia de orações decretada pelo papa para este país e um mês após a explosão no porto da capital.

A mensagem surgiu dois dias após um apelo do papa aos crentes de todo o mundo para um "dia universal de oração e de jejum pelo Líbano", um país multirreligioso que atravessa uma profunda crise.

Ao emitir o apelo, que se concretiza esta sexta-feira, o Papa Franscico considerou que o Líbano enfrenta "um perigo extremo" e não pode ser "abandonado à sua solidão".

Na sequência de um encontro esta manhã com o Presidente libanês Michel Aoun, o cardeal Parolin assinalou que "a Santa Sé concede uma grande importância ao Líbano. O Líbano não está só".

Numa alusão às diversas comunidades religiosas neste país multiétnico, acrescentou que o Líbano "deve preservar as suas componentes" que formam a "identidade" do país.

O número dois do Vaticano deslocou-se de seguida à zona do porto de Beirute, epicentro da trágica explosão de 4 de agosto que devastou bairros inteiros da capital, com um balanço de 191 mortos e mais de 6.500 feridos.

Visitou ainda escolas e hospitais situados nas zonas sinistradas, antes de se deslocar à sede da Igreja maronita para se reunir com os patriarcas das diferentes comunidades católicas do país.

"Estou aqui para expressar (...) a solidariedade da Santa Sé com o povo libanês afetado por esta terrível explosão", declarou em conferência de imprensa.

"Não tenham medo", referiu em mensagem aos libaneses, em particular à comunidade cristã.

O adjunto do papa chegou na quinta-feira a Beirute, onde se encontrou com diversos chefes religiosos cristãos e muçulmanos antes de celebrar uma missa ao ar livre no santuário de Nossa Senhora do Líbano, a norte de Beirute.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+