Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Manuel Clemente sobre curso de Medicina na Católica. "Vamos todos ganhar com isso"

03 set, 2020 - 23:36

Cardeal Patriarca de Lisboa congratula-se com "notícia feliz e justa" e diz que "com vontade cabemos cá todos".

A+ / A-

"É uma notícia feliz e justa, em primeiro lugar em relação ao projeto Católica." É assim que D. Manuel Clemente reage à notícia de que a Universidade Católica será a primeira instituição privada de Ensino Superior a ter um curso de Medicina.

"Desde o princípio, desde há 50 anos, tenho acompanhado a Universidade [Católica] como aluno, como professor e até agora como chanceler, e este desiderato esteve sempre presente", declarou o Cardeal Patriarca de Lisboa esta quinta-feira, um dia depois de a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior ter aprovado o curso.

"É uma boa notícia para a própria identidade da Universidade e depois para o serviço do país, que só ganha com isso, sendo ainda por cima um curso tão credenciado por tudo aquilo que está projetado, pelos seus agentes", destacou D. Manuel Clemente, à margem da apresentação do livro "Aprender a Ser Cigano Hoje", na Feira do Livro de Lisboa.

Destacando que "uma universidade sem ciências médicas é uma universidade truncada" e "de certa maneira uma contradição com o seu próprio nome, dado que "a universidade é a universalidade dos saberes", o Cardeal Patriarca diz que "vamos todos ganhar" com a existência deste novo curso de Medicina.

"Todos vamos ganhar com isso, cabemos cá todos com vontade."

Para a próxima quarta-feira, 9 de setembro, está marcada uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e a Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, para preparar "processo de instalação em Sintra da nova Faculdade de Medicina".

A aprovação do novo curso de Medicina, o primeiro numa universidade privada em Portugal, foi recebida com críticas pelo Conselho de Escolas Médicas e pela Ordem dos Médicos. A ministra da Saúde defende, por sua vez, que este novo curso da Católica vai representar "uma oportunidade para estudantes ficarem no país".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+