Tempo
|
A+ / A-

Papa acusa países do Norte de explorarem recursos dos do Sul

31 ago, 2020 - 19:24 • Lusa

“Estamos a espremer os bens do planeta. A espremê-los como se fossem uma laranja”, afirmou Francisco.

A+ / A-

O Papa Francisco acusou esta segunda-feira os países e empresas do hemisfério Norte de enriquecerem à custa da exploração dos recursos dos estados pobres do Sul, alertando para as consequências ambientais desta atuação.

“Estamos a espremer os bens do planeta. A espremê-los como se fossem uma laranja”, afirmou o chefe da Igreja Católica, segundo a agência Efe, que cita um vídeo divulgado sobre o tema da Jornada Mundial da Oração pela Criação.

Nesse vídeo, o Papa Francisco acusa os países e as empresas do Norte de terem enriquecido a explorar os recursos do Sul, gerando com isso uma “dívida ecológica”.

“Quem irá pagar essa dívida ecológica?, questionou, acrescentando que estes impactos ecológicos aumentam porque as multinacionais fazem fora dos seus países aquilo que não lhes é permitido fazer nos seus países de origem.

Nesse sentido, o pontífice defendeu que os recursos do planeta devem ser repartidos de “forma mais justa e equilibrada”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+