Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Santuário de Fátima não espera “grande enchente”, mas garante fiscalização

12 jun, 2020 - 15:34 • Henrique Cunha

É a primeira peregrinação internacional aniversária com a presença de peregrinos desde o início da pandemia de Covid-19. Reitor do Santuário admite algum receio entre os peregrinos. Cerimónias são presididas pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar.

A+ / A-

O Santuário de Fátima não espera uma afluência significativa nesta sexta-feira e no sábado, mas o reitor, o padre Carlos Cabecinhas, afirma-se preparado "para isolar e fechar o recinto", caso exista a perceção de que se atingiu o limite de capacidade no respeito pelo cumprimento do distanciamento social.

O sacerdote disse à Renascença, nesta sexta-feira, que não está definido "um máximo de lotação", mas assegurou que "a afluência de peregrinos" vai sendo verificada. Ainda assim, o reitor do Santuário considera pouco expectável "uma grande enchente".

O padre Carlos Cabecinhas admite "um grupo grande de peregrinos, mas sem comparação com as habituais peregrinações de maio ou mesmo o mês de agosto" e realça o sentido de responsabilidade dos peregrinos.

O reitor do santuário garante ainda que os peregrinos de Fátima "usam máscara em todos os momentos e cumprem o distanciamento social". E revela que "todos os percursos de acesso e de circulação no Santuário estão devidamente identificados".

O sacerdote não esconde que o retomar envolveu algum receio dos peregrinos, mas refere que “progressivamente começaram a vir e, nesta altura, já há uma boa afluência a Fátima".

O Santuário de Fátima acolhe, nesta sexta-feira e no sábado, a peregrinação internacional aniversária de junho, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, a primeira com a presença de peregrinos desde o início da pandemia de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+