Tempo
|
A+ / A-

​O terço no Vietname e a devoção a Fátima nas Filipinas

30 abr, 2020 - 22:38 • Aura Miguel

Os efeitos da Covid-19 reforçam a devoção a Maria, neste mês de maio, mesmo em países onde o número de vítimas é muito inferior ao da Europa.

A+ / A-

No Vietname, todas as atividades religiosas estão suspensas, mas os bispos convidam os fiéis a intensificar a oração pelo fim da pandemia.

Os católicos vietnamitas, impedidos de entrar nas igrejas, são convidados pelos bispos a rezar o terço em casa, segundo as intenções de oração indicadas pelo Papa.

Durante o mês de maio, devido “à pandemia de Wuhan” (designação local da pandemia Covid-19), foram igualmente canceladas as tradicionais festas e peregrinações paroquiais ao santuário nacional mariano de N. Sra. de La Vang (situado na zona central do país) que, habitualmente em maio, acolhe milhões de peregrinos vietnamitas.

Uma nota do episcopado valoriza a devoção mariana dos fiéis, mas pede a todos para não se deslocarem ao Santuário de La Vang e que, excecionalmente, façam “uma peregrinação virtual, assistindo à missa através dos canais streaming”.

Segundo o portal “Asia News”, o arcebispo de Huè, monsenhor Joseph Nguyen Chi Linh, presidente do episcopado, convidou os fiéis reforçar as orações a Nossa Senhora., “Nobre Mãe dos filhos vietnamitas”, para “que a pandemia acabe depressa, que os pobres sobrevivam, a economia recupere e a vida religiosa regresse à normalidade.”

Nossa Senhora de Fátima nas Filipinas

Nas Filipinas, país profundamente mariano, além do terço diário, os bispos anunciaram, para 13 de maio, a consagração do país a Nossa Senhora de Fátima.

O presidente da conferência episcopal, monsenhor Romulo Valles, considera este acontecimento “uma iniciativa maravilhosa”. Numa carta a todo o país, monsenhor Valles explica que cada bispo, na sua catedral, vai consagrar a diocese ao Imaculado Coração de Maria, associando-se assim à “ocasião de festa tão especial das aparições de Nossa Senhora em Fátima”.

Em Manila, onde o número de católicos ultrapassa os três milhões, na celebração presidida pelo bispo, monsenhor Broderick Pabillo, participam também os autarcas e autoridades civis das cinco cidades que integram o território da arquidiocese.

“Será bonito que todo o povo de Deus, guiado pelas autoridades civis e religiosas, se confie à proteção da Virgem Maria. Fazemos isto para implorar a sua proteção, neste tempo difícil, em que nos preparamos para sair da quarentena”, disse monsenhor Pabillo.

Nas Filipinas há cerca de oito mil casos registados de Covid-19 e 530 vítimas mortais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+