Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

“Porta solidária” serve mais de 400 refeições num só dia no Porto

21 abr, 2020 - 07:00 • Henrique Cunha

O serviço da paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem batido recordes, com a procura a aumentar mais de 120% desde o início da pandemia.

A+ / A-

Veja também:


Criado em 2009, em plena crise financeira, o serviço “porta Solidária” da Paróquia Senhora da Conceição, no Porto, chegou a servir, no pico das dificuldades, cerca de 300 refeições por dia. Com o passar do tempo e a diminuição das necessidades, o serviço estabilizou nas 160 refeições; e era esse o número médio em 2019.

Mais recentemente, porém, a crise provocada pela pandemia fez crescer de forma galopante a procura, levando a paróquia a servir cerca de 400 refeições diárias. O padre Rubens Marques dá o exemplo do último domingo, 19 de abril em que se chegou “a servir 403 pessoas”.

O pároco da Senhora da Conceição explica que “no ano de 2019 estávamos a servir 160 pessoas por dia, sempre ao jantar” e que “com o aparecimento desta epidemia, e com a situação de emergência, isto subiu de modo abismal porque estamos agora com médias de 380 ou 390 por dia”.

Para além da refeição quente, a “Porta Solidária” fornece um kit alimentar para o dia seguinte, num serviço que conta desde a primeira hora com o apoio de “várias empresas e de muitas pessoas – não só paroquianos – mas de muitas partes, mesmo de fora da cidade do Porto que nos chegam com grandes ofertas de alimentos não perecíveis”.

Isto permite que “para além da refeição quente e da sopa possamos servir um kit que na nossa perspetiva seria para o dia seguinte e que leva sempre três sandes, três peças de fruta e um iogurte”.

Nos moldes atuais, e contando com a ajuda de que já dispõem, o Padre Rubens acredita que é possível manter este nível de apoio durante mais dois ou três meses. “Neste momento com as ofertas que temos penso que poderemos ainda ajudar algumas famílias de modo que não venham aqui procurar a refeição mas venham procurar um cabaz de alimentos para que depois possam cozinhar em casa”, esclarece o pároco da Senhora da Conceição que admite haver “perspetivas de manter durante os próximos dois meses, máximo três, esta ajuda tal qual como está” a que se vem acrescentar o apoio dado às famílias.

A “Porta Solidária” promete assim continuar aberta, não obstante a quarentena, para apoiar sem abrigo e necessitados na zona do Marquês, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz
    21 abr, 2020 Sintra 14:52
    Obrigado Padre Rubens e a toda a sua equipa ""Porta Aberta". Que Deus os abençoe. Mas tenho que partilhar convosco o seguinte: caridade, solidariedade...tem que se tornar "partilha constante" e por isso repito o que já comentei noutra situação: acredito e não sou único que podemos melhorar a vida de milhões de seres humanos com um novo projecto de negócio (online): todos clientes/todos empresários; consumo em rede (com projecto de negócio), e começando com produtos de primeira necessidade; utilizando a indústria do multinível, (mas com plano de compensação social e não de elites) Luiz Leitão

Destaques V+