Tempo
|
A+ / A-

Rezar o terço 24 sobre 24 horas, pelo fim da pandemia

15 abr, 2020 - 18:17 • Ângela Roque

Jovens, idosos, casais e religiosas aderiram à iniciativa da paróquia de Almada, que começou a 13 de abril, e só termina a 31 de maio. Inscrições podem continuar a ser feitas.

A+ / A-

A ideia de criar uma cadeia de oração surgiu na paróquia de São Tiago de Almada, diocese de Setúbal, ainda durante a Quaresma. “Recebi muitos telefonemas, com um denominador comum: as pessoas diziam-me que estavam a rezar o terço todos os dias pedindo que a epidemia acabasse”, conta à Renascença o padre Marco Luís, que, já durante a Semana Santa ,viu nesta a melhor forma de prolongar a vivência do tempo Pascal.

A oração ininterrupta do terço começou na segunda-feira, 13 de abril. “Rezamos em rede, em blocos de 30 minutos. Cada pessoa, família ou comunidade é responsável por um bloco, como o dia tem 24 horas, são 48 blocos por dia. Há pessoas que demoram mais do que outras a rezar, mas para cada bloco definimos meia hora”, explica o sacerdote, que não esconde a satisfação pela forma como os seus paroquianos aderiram à iniciativa.

“Temos desde idosos a famílias que rezam juntas, jovens que escolheram as horas para rezar conforme os horários das aulas, casais conforme o teletrabalho”, conta.

Para além da colaboração dos utentes do lar, mais disponíveis para os horários durante o dia, agradece também o empenho das comunidades religiosas presentes na paróquia. “As irmãs do instituto Hesed e as do Verbo Encarnado foram determinantes para garantir as horas mais difíceis, principalmente a madrugada, para podermos começar com a certeza de que o terço ia mesmo ser rezado de forma ininterrupta. Porque são 24 sobre 24 horas, até 31 de maio”, refere.

Neste momento, a iniciativa já recebeu mais de 100 inscrições. “Não é uma centena de pessoas, são muito mais, porque há inscrições para cada 30 minutos, individuais, mas também de famílias inteiras, de casais, e há blocos de 30 minutos que já têm duplicação e triplicação, como há outros que só têm ainda uma pessoa”, explica.

As inscrições podem ser feitas por email ou através do telemóvel da paróquia (912015890) "que está disponível todo o dia”, adianta o padre Marco Luís, que não fecha a porta a quem quiser juntar-se, mesmo não sendo da paróquia de Almada. “Maioritariamente são, mas há pessoas de paróquias à volta que têm pedido para entrar, e estamos abertos a outras inscrições”.


A força da oração em rede

Lembrando que a oração “é essencial para quem reza e por quem se reza” e que tem a capacidade de “transformar os corações”, o padre Marco Luís confia que a recitação do terço ajudará a “iluminar realidades como esta do sofrimento que estamos a viver”.

“Não há nenhum problema no mundo que não se resolva com a oração do terço, dizia-nos a irmã Lúcia, e assim acreditamos. Aqui a nossa motivação foi rezar, e sabemos que não rezamos sozinhos. Fazemos parte, como disse o Papa Francisco, deste grande barco onde estamos todos e temos que nos ajudar uns aos outros. Foi essa a motivação, e queira Deus - seria bom! - que outras iniciativas assim se pudessem multiplicar”, afirma o sacerdote.

Sobre o período escolhido para esta cadeia de oração, explica que “vai até 31 de maio à noite, porque é a vigília de Pentecostes, e com duas intenções: pedir o fim da pandemia e que o Espírito Santo renove a face da terra”. E com ajudas ao longo de mês: “A de São José Operário, que celebramos a 1 de maio, a de Nossa Senhora de Fátima, a 13 de maio, e a de S. João Paulo II, grande apóstolo do Rosário, cujo centenário do nascimento vamos assinalar a 18 de maio”, explica o pároco de Almada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Emília Santos
    16 abr, 2020 Corroios 09:20
    De 3 a 9 de Abril fez-se um Cerco de Jericó, ou seja, 7 dias e 6 noites de Rosarios ininterruptamente, com gente de todo o país,e estrangeiro. Aderiu quem se sentiu motivado, e aonde chegou a notícia. De princípio a fim, houve sempre gente a querer entrar, e foi sempre bem acolhida. Éramos mais de cem no início mas no fim devíamos ser mais de 150. Agora, convidei as pessoas a juntarem-se à paróquia de Almada, o que têm estado a fazer. Senão continuariam os a realizar Cercos de Jericó. O Rosário é a oração dos Pobres, dos simples e humildes e por isso muito agradável a Deus. Seria bom que mais paróquias organizassem correntes ininterruptas de Rosarios. Há muita gente sozinha, que, neste momento deseja unir-se a alguém para rezar. A iniciativa do pé Marco foi muito boa. Que Deus o abençoe.
  • two
    15 abr, 2020 19:45
    Eis uma postura cristã, uma actividade cristã. Gente cristã que acredita em Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. O Senhor Deus do Universo os abençoará.

Destaques V+