Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

​D. José Cordeiro apela a uma pandemia de solidariedade e bem comum

14 abr, 2020 - 11:04 • Olímpia Mairos

O bispo de Bragança-Miranda agradece aos da linha da frente a sua heroicidade e dedicação à dignidade da vida humana.

A+ / A-

Veja também:


O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, “juntamente com o presbitério e toda a comunidade diocesana”, implora “a inteligência e a coragem, sobretudo para os governantes, para que o pós-pandemia Covid-19 seja uma pandemia de solidariedade e bem comum na prioridade às pessoas, especialmente aos que mais precisam”.

O prelado sublinha que a caminhada tem sido feita em conjunto “da quaresma à Páscoa! Das quarentenas à Esperança da alegria!” “O anúncio pascal chegou no confinamento da casa, como na primeira Páscoa!”, observa o prelado, realçando que a maioria das pessoas, está há quase um mês em casa, conforme as medidas do estado de emergência, e já se sente “o cansaço e o desgaste”.

“Todavia, vale mesmo a pena! Caminhamos juntos!”, constata. D. José Cordeiro destaca ainda que “há muitas pessoas que têm de sair da sua casa para outras casas e outros lugares, para o serviço do bem comum na luta do mal comum da pandemia Covid-19” e agradece o serviço e a entrega.

“A todos e a cada um estou profundamente grato, em nome pessoal e em nome da diocese”, escreve o prelado.

Na mensagem para o II Domingo da Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia, o bispo de Bragança-Miranda pede que “toquem novamente os sinos, onde for possível, para a oração do Regina Caeli e do Pai-Nosso”, para que seja “um momento de gratidão”.

“Por isso, este momento da ‘linha da retaguarda orante’ agradecerá aos da ‘linha da frente’ a sua heroicidade e dedicação à dignidade da vida humana: aos médicos, aos enfermeiros, aos técnicos, aos auxiliares, aos voluntários: nos lugares da saúde da ULSNE, nas casas, nos lares, nas IPSS’S (queremos agradecer especialmente à Cáritas Diocesana, às Fundações, aos Centros Sociais Paroquiais e às Santas Casas da Misericórdia); aos profissionais da PSP, da GNR, dos Bombeiros, dos estabelecimentos prisionais, da comunicação social e de tantos e tantas de quem nem sequer sabemos o nome e todo o bem que fazem”, indica.

O bispo de Bragança-Miranda conclui afirmando que “é nos gestos de amor, de partilha, de serviço, de encontro, de fraternidade, que encontramos Jesus Cristo vivo, a transformar e a renovar o mundo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+