Tempo
|
A+ / A-

Sexta-feira Santa

Papa reza pelos “incontáveis lugares de dor da humanidade”. Reveja a celebração da Via Sacra

10 abr, 2020 - 16:09 • Ecclesia (texto); Miguel Rato e Aura Miguel (vídeo)

Papa Francisco celebrou hoje a Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, perante uma praça vazia. Homilia, conduzida pelo padre Raniero Cantalamessa, ficou marcada pela pandemia da doença Covid-19.

A+ / A-
O silêncio do Papa, luz e sombra na Via Sacra
O silêncio do Papa, luz e sombra na Via Sacra

O Papa rezou esta sexa-feira no Vaticano pelos “incontáveis lugares de dor” da humanidade, no final de uma Via Sacra que decorreu na Praça de São Pedro, vazia, por causa da pandemia de Covid-19.

“Deus, eterna luz e dia sem ocaso, enche com os teus bens todos os que se dedicam ao teu louvor e ao serviço de quem sofre, nos incontáveis lugares de dor da humanidade”, referiu, na conclusão da cerimónia, com transmissão televisiva e online para milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo Portugal.

Francisco optou por não fazer a tradicional reflexão final, numa cerimónia que celebrada habitualmente no Coliseu de Roma, reunindo milhares de pessoas, mas que este ano decorreu numa Praça de São Pedro vazia, por causa da propagação do novo coronavírus.

Durante cerca de hora e meia, ao longo das várias estações, em volta do obelisco central, dois grupos de pessoas levaram a cruz, entre eles um ex-recluso e o diretor da Cadeia “Due Palazzi” de Pádua (onde foram escritas as meditações de 2020), dois polícias, médicos e enfermeiros do FAS (Fundo de Assistência Médica do Vaticano).

Simbolicamente, a cruz foi entregue ao Papa, na 14.ª e última estação.

Todo o itinerário foi sinalizado por tochas, no chão, concluindo-se junto da cruz venerada na igreja de São Marcelo al Corso, crucifixo considerado milagroso que, segundo a tradição popular, pôs fim à peste de 1522.

Os textos das meditações sobre as 14 estações – momentos ligados à prisão, julgamento e execução de Jesus Cristo – foram assinados por cinco presos, os pais de uma filha assassinada, um condenado a prisão perpétua, uma educadora, um juiz, a mãe de um recluso, uma catequista, um sacerdote acusado e posteriormente ilibado, um frade voluntário na cadeia e um polícia.

“Acompanhar Cristo no Caminho da Cruz, com a voz rouca dos que vivem no mundo prisional, é uma oportunidade para assistir ao prodigioso duelo entre a Vida e a Morte, descobrindo como os fios do bem se entrelaçam inevitavelmente com os fios do mal”, refere a introdução às meditações, publicadas pela ‘Libreria Editrice Vaticana’.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+