Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Páscoa sem confissão nem comunhão. Será pecado?

10 abr, 2020 - 14:00 • Eunice Lourenço

As missas com participação de fiéis estão suspensas, mas a Igreja tem propostas para o Povo de Deus nesta Páscoa em que a prioridade é diminuir o risco de contágio por Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Confessar-se e comungar pelo menos uma vez por ano, na Páscoa. Este é um dos mandamentos da Igreja, mas que em tempos de pandemia fica suspenso, em favor de um bem maior que é diminuir o risco de contágio por Covid-19 e, assim, defender a vida de todos.

Apesar da suspensão das celebrações com povo, a Igreja coloca várias opções aos fiéis. A Renascença preparou um guia para melhor compreender o que pode e não pode fazer e quais as alternativas.


Porque é que não há missas?

Há missas, não podem é ter a participação do povo. Em consonância com as medidas tomadas pelo Governo e com as indicações das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou “que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência”.

Nem sequer na Páscoa?

Não. A determinação de não haver celebrações com presença do povo foi reforçada por uma nota da Conferência Episcopal Portuguesa, em comunhão com as orientações do Vaticano sobre as celebrações da Semana Santa.

Então não há Páscoa?

Claro que há Páscoa. A data da celebração da Páscoa não é alterada, a Igreja é convidada é a vivê-la de forma diferente do habitual. Os padres têm orientações para celebrar o Tríduo Pascal – Missa da Ceia, Celebração da Paixão, Vigília Pascal e Missa de Domingo de Páscoa – nas igrejas paroquiais, mesmo sem a participação de povo. E devem avisar “os fiéis da hora de início que julgarem mais oportuna, de modo a que se possam unir em oração nas respetivas habitações”. E cada bispo deve realizar essas mesmas celebrações na sua catedral.

E o que é que o povo de Deus deve fazer?

Deve acompanhar pelos meios audiovisuais que forem facultados. Várias paróquias e dioceses têm-se organizado de forma a transmitir as missas através das redes sociais ou do youtube. A Renascença também transmite as celebrações do Tríduo Pascal em direto da Sé de Lisboa, assim como algumas celebrações presididas pelo Papa. Mesmo sem acompanhar por meios audiovisuais, os fiéis podem unir-se em oração aos seus pastores à hora em que eles estão a celebrar.

Mas não vai haver comunhão, pois não? Como é que se cumpre o mandamento de comungar pelo menos na Páscoa?

Nesta situação em que estamos a viver, o bem comum de evitar o contágio e não colocar as vidas de outros em risco prevalece sobre essa obrigação (que em alguns locais é conhecida como ‘desobriga’). Em qualquer caso, não sendo possível comungar de forma física, a indicação é fazer comunhão espiritual.

O que é a comunhão espiritual?

É, basicamente, o desejo de estar unido a Cristo, o desejo de maior união e intimidade com Deus. É o caminho para as pessoas que, por razões de saúde ou de irregularidade perante a Igreja, não podem receber o Corpo de Cristo sacramentalmente na Missa. Nestes dias de suspensão das missas comunitária será também a forma privilegiada de comunhão. Pode concretizar-se num momento de oração mais intensa enquanto se segue uma transmissão da eucaristia ou em qualquer outro momento do dia.

Também não há confissões?

Não há celebrações penitenciais, mas se alguém pedir o sacramento da reconciliação um padre pode confessar e dar absolvição desde que sejam cumpridas as distâncias de segurança aconselhadas pelas autoridades de saúde.

A Santa Sé divulgou uma carta do penitenciário-mor, em que este aconselha que a confissão decorra “em lugar arejado fora do confessionário, seja respeitada uma distância conveniente, o recurso a máscaras de proteção, sem prejuízo da absoluta atenção à salvaguarda do sigilo sacramental e da necessária discrição”.

O que acontece com os casamentos e batizados marcados para estes dias?

A recomendação é que, se possível, sejam adiados. Naqueles que não se podem adiar, é seguir as normas das autoridades de saúde. Ou seja, admitir apenas a presença na igreja só dos pais e padrinhos (nos batizados) ou só os noivos e as testemunhas.

E quais são as indicações sobre os funerais?

Não se podem adiar, como é obvio. Recomenda-se que a celebração da palavra seja feita no cemitério e só com os familiares mais próximos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Mãe da Bondade
    10 abr, 2020 (S. Marcos da Serra - Portugal) 19:05
    Maria em 1 de abril de 2020 - Meus filhinhos queridos, no dia de Páscoa, estejam atentos aos acontecimentos e rezem muito. Por vezes meus filhos, podeis perguntar porque Nossa Mãe do Céu nos pede com tanta insistência para estarmos muito atentos? Eu respondo-vos meus filhos. Já algum tempo venho vos convidando a atenção aos fatos que se sucedem é porque percebo que por vezes mesmo meus filhos predilectos sacerdotes estão desatentos às vozes do Céu e aos sinais que se desenrolam no mundo. Rezem pela Igreja, pois ela passará de hoje por diante por um terrível confronto, muitos bispos, cardeais e sacerdotes, declaradamente tomarão vias, contrarias às do Santo Padre e arrastarão muitos atrás de si. As Igrejas do Meu Filho Jesus, no futuro serão marcadas por uma grande divisão e uma triste ditadura religiosa. Meus filhos, lamento dizer-vos isto, nem tudo o que vem do Vaticano está correcto, mas também vos digo é ressultado de interpretações feitas por alguns cardeais, bispos e sacerdotes, conforme eles desejam dizê-las e comunicá-las a vós. Tudo o que diz respeito à Igreja do Meu Filho Jesus é a Fé dos meus filhos, são assuntos Divinos, e não há pessoa, cardeal, bispo ou sacerdotes, que tenha o direito de mudá-las separadamente de todo o Ensinamento do Magistério da Igreja, inclusivamente a Santa Infalibilidade do vosso Pontífice, o Papa Francisco. Vi, com assombro, as mudanças falsas e mal-informadas que se fizeram, desde que publicaram as declarações do Magistério de Igreja.

Destaques V+