Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. D. José Cordeiro visita os mais vulneráveis com a Cáritas

08 abr, 2020 - 10:14 • Olímpia Mairos

O bispo transmontano leva uma palavra “amiga e de esperança” e acompanha a entrega de refeições e cabazes alimentares.

A+ / A-

O bispo de Bragança-Miranda está a acompanhar no terreno “este momento duríssimo, de muita preocupação”, mas também “decisivo para o essencial” das ações sócio-caritativas que a Igreja diocesana está a desenvolver.

O prelado tem integrado a equipa da Cáritas que, de segunda a sexta-feira, está a distribuir refeições quentes aos utentes que se encontram impossibilitados de frequentar os centros de convívio e de dia.

D. José Cordeiro tem seguido na viatura com os técnicos, ajudado na distribuição das refeições e oferecido uma “palavra amiga e de esperança” àqueles com quem se cruza, ou seja, aos mais velhos e sós.

De acordo com o psicólogo Rui Magalhães, “com as devidas regras de segurança”, os momentos são igualmente aproveitados para esbater um pouco o isolamento e “para perguntar se está tudo bem, se é necessário alguma coisa”.

Além da entrega diária de refeições, são oferecidos cabazes alimentares a pessoas carenciadas nacionais e estrangeiras.

“Só hoje, por exemplo, foram entregues nove cabazes a famílias e estudantes internacionais”, assinala o técnico.

Ao fim-de-semana, o apoio da Cáritas da diocese de Bragança-Miranda passa pela agilização de compras, nomeadamente de medicamentos para idosos e doentes crónicos, e na escuta ativa via telefone.

Nesta época de pandemia, a Cáritas diocesana de Bragança-Miranda, as Conferências Vicentinas da Paróquia de São João Baptista e o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, uniram esforços para apoiar a população de risco, nomeadamente os idosos e os doentes crónicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+