Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Igreja está "na linha da frente" para ajudar quem mais precisa durante a pandemia

07 abr, 2020 - 08:07 • Anabela Góis (entrevista), Redação (texto)

Bispo D. Américo Aguiar revela que a Cáritas de Lisboa já doou mais de 200 mil euros em apoio direto a diferentes entidades de apoio aos mais carenciados.

A+ / A-

A Cáritas de Lisboa já doou mais de 200 mil euros em apoio direto a diferentes entidades da diocese de ajuda aos mais carenciados, nomeadamente crianças e sem-abrigo. O número é revelado pelo bispo auxiliar de Lisboa, em entrevista à Renascença nesta terça-feira.

No programa As Três da Manhã, D. Américo Aguiar garante que a Igreja se mantém "na linha da frente" para ajudar quem mais precisa "e a criar condições para lembrar os últimos, os pobres não podem esperar".

"Há muita gente no nosso país que tem uma economia muito frágil e, nestas condições, fica sem segurança nenhuma. As Cáritas diocesanas estão na linha da frente. Estamos a proporcionar aos últimos aquilo que é essencial", afirma.

D. Américo Aguiar salienta que a pandemia do novo coronavírus "é um desafio para toda a humanidade do mesmo modo, com exigências diferentes".

O bispo auxiliar de Lisboa tem ficado surpreendido com a resposta dada por sacerdotes e fiéis online, numa altura em que as celebrações comunitárias estão suspensas.

"Continuamos a celebrar as eucaristias pelo povo e não com o povo. Não podemos, em consciência, convidar as pessoas a celebrar o que quer que seja. Tem sido uma surpresa muito agradável, em todo o mundo vemos uma oferta muito para lá do que estaríamos à espera. Queremos felicitar todos os sacerdotes e colaboradores das paróquias que se têm multiplicado para chegar aos mais sós e aos mais isolados em casa", congratula.

O que também "tem de esperar" é a organização das Jornadas Mundial da Juventude, que em 2022 se realizam em Portugal. "Não paramos, mas a prioridade é combater esta pandemia", frisa D. Américo Aguiar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    07 abr, 2020 Tojal 13:33
    Maria Mãe da Bondade em 1 de Abri de 2020 em S. Marcos da Serra, manda um recado para a Igreja Portuguesa: "Abram as portas para os seus paroquianos para que, em união com meus filhos predilectos sacerdotes, e em obediência, celebrem uma hora de Adoração Eucarística Diária para que a criatura humana não resista ao Amor Divino."

Destaques V+