Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa no Domingo de Ramos. Em tempos de pandemia, “a vida mede-se pelo amor”

05 abr, 2020 - 10:50 • Aura Miguel

Numa celebração inédita, Francisco presidiu sozinho à missa do Domingo de Ramos, dentro da Basílica de São Pedro totalmente vazia de fiéis.

A+ / A-
Papa no Domingo de Ramos. Em tempos de pandemia, “a vida mede-se pelo amor”
Papa no Domingo de Ramos. Em tempos de pandemia, “a vida mede-se pelo amor”

Veja também:


Neste Domingo de Ramos, o Papa renovou o apelo à solidariedade para com os que sofrem e estão sozinhos. Francisco afirmou que a atual pandemia obriga a Humanidade a centrar-se no essencial.

“O drama que estamos a atravessar impele-nos a levar a sério o que é sério, a não nos perdermos em coisas de pouco valor; a redescobrir que a vida não serve, se não é para servir. Porque a vida mede-se pelo amor”, disse o Papa na homilia.

“Quando nos sentimos encurralados, quando nos encontramos num beco sem saída, sem luz nem via de saída, quando parece que nem Deus responde, lembremo-nos que não estamos sozinhos. Jesus experimentou o abandono total, a situação mais estranha para Ele, a fim de ser em tudo solidário connosco”, lembrou.

O Santo Padre acrescentou que “hoje, no drama da pandemia, perante tantas certezas que se desmoronam, diante de tantas expectativas traídas, no sentido de abandono que nos aperta o coração, Jesus diz a cada um: «Coragem! Abre o coração ao meu amor. Sentirás a consolação de Deus, que te sustenta»”.

O Papa pediu que “nestes dias da Semana Santa, em casa, permaneçamos diante do Crucificado, medida do amor de Deus por nós” e que “diante de Deus, que nos serve até dar a vida, peçamos a graça de viver para servir. Procuremos contactar quem sofre, quem está sozinho e necessitado. Não pensemos só naquilo que nos falta, mas no bem que podemos fazer.”

Na sua intervenção não esqueceu os jovens, uma vez que, no domingo de Ramos, se celebra a nível diocesano a jornada mundial da juventude. “Queridos amigos, olhai para os verdadeiros heróis que vêm à luz nestes dias: não são aqueles que têm fama, dinheiro e sucesso, mas aqueles que se oferecem para servir os outros. Senti-vos chamados a arriscar a vida.” E concluiu: “Não tenhais medo de a gastar por Deus e pelos outros! Lucrareis. Porque a vida é um dom que se recebe doando-se. E porque a maior alegria é dizer sim ao amor, sem ‘se’ nem ‘mas’, como fez Jesus por nós.”

"Criatividade do amor, é disso que precisamos hoje". Papa "entra nas casas" das famílias
"Criatividade do amor, é disso que precisamos hoje". Papa "entra nas casas" das famílias

Papa deixa convite a jovens de Lisboa

No final da missa e da oração do Angelus, Francisco referiu-se de modo especial aos jovens portugueses, porque este domingo estava prevista a passagem da Cruz dos jovens do Panamá para os jovens de Lisboa. “Este gesto tão sugestivo foi adiado para o domingo de Cristo Rei, a 22 de novembro próximo”. Até lá, o Papa deixa uma indicação de caminho às centenas de jovens que se preparam para o encontrar em Roma.

“Esperando por esse momento, exorto-vos a vós jovens, a cultivarem e testemunharem a esperança, a generosidade, a solidariedade de que todos precisamos neste tempo difícil.”

O Santo Padre também deixou um apelo às pessoas e famílias que não puderem participar nas celebrações da Semana Santa, convidando-as a recolherem-se em casa, em oração, ajudados pelos meios tecnológicos.

Mais à frente, Francisco pediu ainda: “Aproximemo-nos espiritualmente dos doentes, dos seus familiares e de todos aqueles que os cuidam com abnegação; rezemos pelos defuntos, na luz da fé pascal. Cada um está presente no nosso coração, na nossa recordação, na nossa oração”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+