Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em tempo de pandemia

Cardeal Patriarca de Lisboa. Na Igreja “ninguém desarma e todos se multiplicam em iniciativas”

05 abr, 2020 - 11:56 • Redação

Neste Domingo de Ramos, D. Manuel Clemente celebrou missa na Sé de Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


O Cardeal Patriarca de Lisboa apela a que ninguém se desiluda com Deus nesta altura de pandemia. Neste Domingo de Ramos, D. Manuel Clemente celebrou missa na Sé de Lisboa e garantiu que a Igreja é uma frente comum na luta pela vida.

“Também vos posso garantir aquilo que acontece nas comunidades cristãs, nas dioceses, nas paróquias, nas associações, movimentos e obras sociais está constantemente aqui …nesta frente comum da luta pela vida. Ninguém desarma. Todos se multiplicam em iniciativas e redescobre-se a dimensão doméstica da Igreja", garantiu.

O Cardeal Patriarca insistiu para as pessoas verem as coisas positivas que vão acontecendo ao longo das últimas semanas: famílias que se reencontram por causa do confinamento, mas também a ação do Estado. “Todos aqueles que, desde o estado aos serviços públicos, particulares e sociais não fecham o coração diante as dificuldades, que são tantas. Todos aqueles que no mundo empresarial tentam preservar os postos de trabalho e a vida de tantas famílias.”

“O caminho de Jesus Cristo – que aquele de salvar as coisas por dentro delas e não se alienar dos dramas da Humanidade – continua e está aí”, sublinhou.

D. Manuel Clemente assumiu que neste tempo de pandemia “há uma certa deceção religiosa” e muitos se questionam onde está Deus, mas lembrou que o tempo da Páscoa mostra que Ele “está no coração do mundo, salvando-o por dentro”.

Portugal regista hoje 295 mortes associadas à Covid-19, mais 29 do que no sábado, e 11.278 infetados (mais 754), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar, que a partir do dia seguinte ficou sujeito a cerco sanitário com controlo de fronteiras e suspensão de toda a atividade empresarial não afeta a bens de primeira necessidade. A medida foi, entretanto, prolongada até 17 de abril, permitindo agora a laboração de fabricantes de equipamentos de segurança e serviço "take-away" em restaurantes.

O país está desde as 00h00 de 19 de março em estado de emergência, o que vigora até às 23h59 do dia 17 de abril. A medida proíbe toda a população de circular fora do seu concelho de residência entre 9 e 13 de abril, para desincentivar viagens no período da Páscoa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou cerca de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 64 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 246 mil são considerados curados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+