Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

"Criatividade do amor, é disso que precisamos hoje". Papa "entra nas casas" das famílias

03 abr, 2020 - 20:08 • Aura Miguel (tradução)

"Celebramos a Semana Santa de um modo realmente insólito, que manifesta e resume a mensagem do Evangelho, que é a do amor de Deus sem limites. E, no silêncio de nossas cidades, ressoará", lembra Francisco numa mensagem divulgada esta sexta-feira.

A+ / A-
"Criatividade do amor, é disso que precisamos hoje". Papa "entra nas casas" das famílias
"Criatividade do amor, é disso que precisamos hoje". Papa "entra nas casas" das famílias

Veja também:


O Papa Francisco publicou esta sexta-feira uma mensagem dirigida às famílias italianas e de todo o mundo que estão a viver "vidas insólitas" para evitar o contágio em plena pandemia de Covid-19.

Citando as "crianças e jovens" que estão fechados em casa, os doentes e as famílias enlutadas, e também as pessoas sem abrigo e os reclusos, mais vulneráveis ao novo coronavírus, Francisco reconhece que esta Semana Santa está a ser celebrada de um "modo realmente insólito", mas recorda: "Mesmo isolados, o pensamento e o espírito podem ir longe com a criatividade do amor."

Abaixo pode ler a mesagem na íntegra:

Queridos amigos, boa noite!

Hoje tenho a oportunidade de entrar em vossas casas, de uma modo diferente do habitual.

Se me permitem, gostaria de conversar convosco por alguns momentos, neste tempo de dificuldade e sofrimento. Imagino-vos nas vossas famílias, a viverem uma vida insólita para evitar o contágio.

Penso na vivacidade das crianças e dos jovens, que não podem sair, frequentar a escola, nem fazer sua vida.

Tenho no meu coração todas as famílias, especialmente aquelas que têm doentes ou que, infelizmente, conheceram o luto devido ao coronavírus ou a outras causas. Nestes dias, penso frequentemente nas pessoas sozinhas, para quem é mais difícil enfrentar estes momentos. Penso, acima de tudo, nos idosos, que me são tão caros.

Não posso esquecer quem está doente com coronavírus, nem as pessoas hospitalizadas. Tenho presente a generosidade daqueles que se expõem ao tratamento desta pandemia ou garantem os serviços essenciais à sociedade. Quantos heróis, de todos os dias, de todos as horas!

Recordo também os que estão em dificuldades econômicas e se preocupam com o emprego e o futuro. Um pensamento vai também para os detidos nas prisões, a cuja dor se acrescenta o medo da epidemia, para si e para os seus entes queridos. Penso nos sem abrigo que não têm um lar para os proteger.

É um momento difícil para todos. Para muitos, dificílimo. O Papa sabe disso e, com essas palavras, quer manifestar a todos a sua proximidade e carinho. Procuremos, se possível, usar este tempo da melhor maneira; sejamos generosos; ajudemos os necessitados perto de nós; procuremos, talvez pelo telefone ou rede social, as pessoas mais sós; rezemos ao Senhor pelos que estão em provação em Itália e no mundo. Mesmo isolados, o pensamento e o espírito podem ir longe com a criatividade do amor. É do que precisamos hoje: criatividade do amor.

Celebramos a Semana Santa de um modo realmente insólito, que manifesta e resume a mensagem do Evangelho, que é a do amor de Deus sem limites. E, no silêncio de nossas cidades, ressoará

o Evangelho da Páscoa. Diz o apóstolo Paulo: "Ele morreu por todos, para que aqueles que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para quem morreu e ressuscitou por eles "(2 Cor 5:15). Jesus ressuscitado, a vida venceu a morte. Esta fé pascal alimenta a nossa esperança. Quero partilhá-la convosco esta noite. É a esperança de um tempo melhor, no qual poderemos ser melhores, finalmente livres do mal e desta pandemia. É uma esperança: a esperança não desilude; não é uma ilusão, é uma esperança.

Juntos, no amor e paciência, podemos preparar, nestes dias, um tempo melhor. Agradeço terem-me permitido entrar em vossas casas. Tenham um gesto de ternura para aqueles que sofrem, para as crianças e idosos. Digam-lhes que o Papa está próximo e reza para que o Senhor nos liberte do mal, a todos e depressa.

E vocês, rezem por mim. Bom jantar. Até breve!

Papa reza numa praça vazia pelo fim da pandemia. “Estamos todos neste barco. Ninguém se salva sozinho”
Papa reza numa praça vazia pelo fim da pandemia. “Estamos todos neste barco. Ninguém se salva sozinho”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • amilcar pereira
    04 abr, 2020 almada cacilhas rua elias garcia 37 1o esq 2800 280 06:30
    E como tinha dito antes, eu agora com esta idade de 67 anos, procuro aquilo que nunca consegui antes, e com a ajuda do.a CRIADOR.A DEUS, eu possa agora conseguir realizar o que nunca consegui em novo,FORMAR, e entao a FORÇA e FÉ fazem-me desejar ser CANTOR, COMPOR MUSICA e ESCREVER e vir a GRAVAR um ou mais discos CDs ou VINIL ou cassetes etc e vir a ter SUCESSO pelo menos um, se for possivel, e com o que ganhar, AJUDAR homens , mulheres, jovens, idosos e crianças,e ESCREVER um LIVRO ou mais, e ter Sucesso e ,ser um BESTSELER, e ajudar as mesmas pessoas, crianças e jovens. Assim o ou a CRIADOR..A -- OMNIPRESENTE, OMNISCIENTE,OMNIPOTENTE,--me ajude a mim á minha familia e a todas as pessoas e familias etc etc. Assim entrego a minha vida e tudo o que desejo ao COSMOS á CRIAÇAO, amen ........ Chamo-me Amilcar Godinho Pereira ou as vezes escrevo o nome de quando era solteiro , Amilcar Godinho Pereira da Silva Nunes,e assimm vou tentar realizar o que eu queria ser antes da minha querida-- MAE--- fiicar com ALZHEIMER.. Desejo-vos muita FRATERNIDADE e, uma FRATERNAL VIDA DE AMOR para todos vos, srs e sras da RADIO RENASCENÇA-.AMEN .A.G.P. ou A.G.P.daS.N.

Destaques V+