Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Bispos convocam oração do terço para dia 25 de março

20 mar, 2020 - 22:08 • Eunice Lourenço

Conferência Episcopal prepara celebração da Páscoa e estabelece orientações. Tríduo pascal deve ser celebrado nas catedrais e igrejas paroquiais, mas sem povo.

A+ / A-

Os bispos portugueses convocam todas as dioceses para uma oração do rosário “pelas intenções de todo o mundo e em particular de Portugal, nesta situação dramática que estamos a passar devido ao coronavírus Covid-19”. Essa oração vai decorrer no dia 25, dia da solenidade da Anunciação.

“A oração do Rosário, transmitida por várias plataformas digitais de rádio e televisão, terá início às 18h30 horas na Basílica de Nossa Senhora do

Rosário do Santuário de Fátima e será presidida pelo Cardeal António

Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-Presidente da Conferência Episcopal

Portuguesa”, lê-se no comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que também adianta que, a seguir à oração do Rosário, D. António Marto “fará a renovação da consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria”.

O comunicado termina com um convite a todos os fieis para que se associem a este momento de comunhão: “A partir das nossas casas procuremos estar em sintonia espiritual nesta oração do Rosário e consagração de Portugal.”

A CEP também prepara já a circunstância de Portugal chegar à Páscoa, que este ano se celebra a 12 de Abril, com as medidas de restrição em vigor, pelo que, noutro comunicado e no seguimento do que o Vaticano já hoje determinou, estabelece que celebrações podem e devem ser feitas e como.

Esse comunicado começa por lembrar que “nos tempos difíceis” que Portugal e boa parte do mundo estão a viver, a CEP reafirma as determinações expressas no Comunicado do dia 13 de março, nomeadamente a “suspensão da celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual emergência”.

Depois, conforme o Decreto da Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, recebido pelos bispos esta sexta-feira, a Conferência Episcopal dá as indicações do que fazer

“A data da Páscoa, que é Coração do ano litúrgico e não uma festa como as outras, não pode ser transferida”, começam por lembrar os bispos, que apelam a que “a celebração dos mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal, sem a participação física dos fiéis, aconteça no cumprimento das deliberações das autoridades civis e de saúde e segundo a real possibilidade”.

Os bispos vão dar indicações para que as celebrações do Tríduo Pascal decorram nas catedrais e nas igrejas paroquiais, mas só com as presenças dos bispos e dos padres. Os fiéis devem ser avisados da hora de início dessas celebrações para que “se possam unir em oração nas respetivas habitações”.

A transmissão dessas celebrações nas várias plataformas em que pode acontecer deve ser em direto.

Cada bispo diocesano pode decidir adiar a Missa Crismal (missa da manhã de quinta-feira santa em que são benzidos os óleos e consagrado o óleo do Crisma) para uma data posterior.

Também cada bispo pode decidir “o que achar oportuno em relação à celebração dos mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal nos mosteiros, seminários e comunidades religiosas, assim como a possibilidade de transferir para datas mais convenientes as expressões de piedade popular e as procissões que enriquecem os dias da Semana Santa e do Tríduo Pascal”. Ou seja, procissões dos passos e o tradicional compasso pascal podem ter lugar noutra altura, provavelmente em Setembro por ocasião da festa da exaltação da santa cruz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+