Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco

Francisco cumpre sete anos de pontificado em proximidade com os fiéis

13 mar, 2020 - 08:17 • Aura Miguel

A vaticanista Aura Miguel analisa o momento atual do Papa que veio do fim do mundo para ser bispo de Roma.

A+ / A-

No sétimo aniversário da sua eleição, Francisco mantém proximidade.

O cardeal filipino Luís António Tagle, um colaborador do Papa que foi Francisco fez questão de levar para Roma, define os primeiros sete anos de pontificado de Francisco como “uma parábola sobre a proximidade e compaixão de Deus”.

Ao vivê-los deste modo, prossegue o cardeal, “o Papa Francisco pode mover e moldar a história”.

Tanto é assim, que nem sequer as circunstâncias relacionadas com Covid-19 o impedem de ser protagonista.

Com o Vaticano blindado a turistas e grupos, sem audiências nem celebrações litúrgicas, por causa das medidas extraordinárias de prevenção contra a pandemia, Francisco mantém a sua criatividade de pastor e acompanha-nos de outro modo.

Passou a usar o vídeo para o Angelus de domingo e catequese de quarta-feira, enviou uma mensagem-vídeo com uma consagração a Maria e decidiu celebrar missa todos os dias em direto, na Casa Santa Marta.

A projeção destas medidas excecionais está ao alcance dos fiéis do mundo inteiro, graças ao streaming e deixa, assim, à liberdade de cada um poder participar na Eucaristia a que preside, às 7h00 (6h00 em Portugal).

Nestes tempos de insegurança Francisco é como um pároco, mas a nível planetário, e o seu desejo de chegar a todos é um convite a reconhecermos, de forma capilar, que o seu abraço nos alcança, também a nós.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+