Tempo
|
A+ / A-

Obra Católica para as Migrações pede mais investimento em centros de acolhimento a crianças refugiadas

06 nov, 2019 - 23:51 • Redação

No último ano e meio, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) perdeu o rasto a 66 menores, que chegaram sozinhos e pediram asilo a Portugal.

A+ / A-

A Obra Católica para as Migrações considera insuficiente o investimento nos centros de acolhimento a crianças refugiadas. O antigo ministro Rui Pereira diz que sem recursos não há forma de aplicar a lei.

No último ano e meio, sabe a Renascença, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) perdeu o rasto a 66 menores, que chegaram sozinhos e pediram asilo a Portugal. Enquanto esperam pela resposta, ficam em regime aberto. Acabam por desaparecer.

A presidente da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Eugénia Quaresma, defende a contratação de técnicos qualificados para apoiar os menores.

“Estas crianças são protegidas em regime aberto, mas é preciso um acompanhamento. É uma proteção que tem de ser feita na base de pessoas qualificadas, que consigam ajudar estas crianças a falar e, depois, melhorar estas casas de proteção, mas tem de ser com recursos humanos, é preciso investir mais nestes recursos humanos para proteger estas crianças”.

Um trabalho só possível com maior articulação entre as instituições, sublinha Eugénia Quaresma.

Para Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna, sem recursos não há forma de aplicar a lei.

“O problema não é só de lei, é de existência de meios para acompanhar estas crianças, porque a existência de uma lei nos livros que depois não pode ser transformada em lei na prática, porque não existem meios, casas de acolhimento, educadores, pessoas que acompanhem estas crianças, é que é decisiva”, afirma o jurista.

O partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) quer saber se o MAI tinha conhecimento da situação e quais as diligências que pretende tomar.

A Renascença também tentou um esclarecimento junto do Ministério. Até ao momento, sem sucesso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+