Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pastoral do Turismo

Jornadas apostam na importância da comunicação para potenciar visitas a espaços religiosos

25 out, 2019 - 09:56 • Ana Lisboa

Vão ser dois dias de trabalhos organizados pela Obra Nacional da Pastoral do Turismo em colaboração com o turismo do Patriarcado de Lisboa.

A+ / A-

“Igreja – Turismo e Comunicação” será o tema central da IV edição das Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo que decorrem em Lisboa esta sexta-feira e sábado.

O encontro pretende apostar na valorização de canais de comunicação e potenciar este setor da Igreja Católica.

José Manuel Pimenta, do Departamento de Turismo do Patriarcado de Lisboa, reconhece o quanto a comunicação “já integra parte importante” da organização dos espaços eclesiais.

Em seu entender, “esta é uma realidade muito importante hoje na vida de muitos mosteiros, igrejas, conventos e monumentos religiosos e constitui uma parte fundamental, manifestado nas estruturas e horários de funcionamento dos espaços”.

Neste encontro “estarão presentes realidades locais, não apenas de Lisboa. O objetivo é proporcionar uma partilha de experiências, pontes e apoios entre dioceses, havendo um ganho mútuo”, frisa este responsável que acrescenta que “a boa comunicação pode ser uma porta de entrada para os turistas visitarem espaços e percorrerem rotas temáticas”.

O setor do Turismo do Patriarcado de Lisboa está a desenvolver uma formação avançada de guias intérpretes, em parceria com a Universidade Católica.

As novas tecnologias têm cada vez mais procura e, no Patriarcado de Lisboa, o aplicativo «Quo Vadis» oferece “um guia no bolso de cada pessoa”. Permite que cada um “possa fazer a sua rota, ou percorrer rotas propostas entre bairros de Lisboa, seguindo temas como «Fátima em Lisboa», «Santo António» ou procurar os presépios históricos”.

José Manuel Pimenta reconhece ainda “a importância de as igrejas estarem abertas e disponíveis, com informações e acolhimento, para quem deseja visitar os espaços religiosos. Não pode haver barreiras a quem quiser entrar numa igreja e deseja sair dela mais rico espiritualmente e pessoalmente”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    25 out, 2019 Tojal 12:06
    As Igrejas não precisam de turistas. Precisam é de fieis, de joelhos a adorarem o Santíssimo Sacramento, que a Igreja retirou dos altares ou o enfiou numa das prateleiras da sacristia.

Destaques V+