Tempo
|
A+ / A-

São João da Madeira

Comissão Justiça e Paz lamenta silêncio à volta do assassinato da irmã “Tona”

20 set, 2019 - 15:52 • Filipe d'Avillez com Ecclesia

O bispo do Algarve sugere que seja aberto processo de canonização à freira que morreu ao serviço dos mais pobres e excluídos.

A+ / A-

A Comissão Nacional Justiça e Paz lamenta o “silêncio penoso” que envolveu o assassinato e violação da irmã Maria Antónia Guerra Pinho, no passado dia 8 de setembro. A freira era conhecida localmente por “Tona”.

Numa nota enviada esta sexta-feira à Renascença, a Comissão diz que “Assistimos, consternados, à notícia da violação e assassinato de uma religiosa em S. João da Madeira.”

“Esta religiosa dedicava a sua vida ao serviço dos pobres e marginalizados. Este crime não se passou na Síria em guerra, ou no Iémen ou em outro país não-europeu em guerra. Foi entre nós, ‘dentro de portas’!”

Tal como fez o bispo do Porto, D. Manuel Linda, a comissão queixa-se da ineficiência da justiça e do silêncio tanto da comunicação social como de organizações que normalmente se manifestam quando são assassinadas mulheres.

“A lentidão e burocratização da justiça é-nos sobejamente conhecida: o mandado de detenção do criminoso não foi efetivado a tempo, apesar de uma tentativa de violação anterior. Estranhamente as organizações de mulheres e de apoio às vítimas de violência – doméstica ou outras – pouco disseram. No entanto tratou-se de um cruel feminicídio.”

“Constatamos que tem havido um silêncio penoso sobre este crime – salvo raras exceções – e perguntamos intimamente quais as razões deste silêncio: ‘lavamos as mãos’ da nossa responsabilidade individual e coletiva, como fez Pilatos?”, pergunta a comissão.

Por fim, a CNJP deixa um recado ao Governo. “a função de qualquer Governo e das instituições da sociedade civil é estarem ao serviço dos cidadãos mais vulneráveis, ao serviço dos que não têm voz (dos “descartados da sociedade”, como afirma o Papa Francisco). Mas, simultaneamente, devem estar ao serviço daqueles e daquelas que lutam pela justiça e fazem trabalho de promoção humana na solidariedade e na paz – como foi o caso do crime mencionado acima e que podia bem ter sido evitado.”

“E devem fazê-lo sem qualquer discriminação por causa de opções religiosas, origem social, sexo ou orientação sexual, idade, raça ou cultura, e outras”, diz a CNJP.

Bispo do Algarve fala em canonização

O bispo do Algarve considera que existe intenção de introdução do processo de canonização da irmã Maria Antónia Guerra.

Na homilia de uma missa a que presidiu em Alcantarilha, D. Manuel Quintas explicou que a religiosa portuguesa “dispensa de milagres porque foi fiel aos seus votos e ao seu compromisso” e considera-a “quase uma mártir”.

O bispo destaca que a irmã Maria Antónia Guerra “quis fazer bem também a alguém que tinha deixado a prisão há alguns meses, preso por tráfico, sequestro e abuso sexual”.

O suspeito do homicídio da irmã “Tona” já foi detido pela Polícia Judiciária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    22 set, 2019 Tojal 16:37
    Este Adelino Carneiro, parece estar certo, "Esta irmã Freira, tal como Jesus Cristo, foi vítima dos pecados dos bispos deste tempo". Recordo o que disse o Céu semanas antes do assalto ao poder: "Há um político que se governar o vosso país, irá deixar a vossa nação mais abalada, e deste abalo, irá começar um período muito crítico para Portugal. Muita coisa nova irá acontecer. Homens, mulheres e crianças irão sofrer consequências justas e injustas, provocadas por erros. Em Fátima meus filhos alertei o mundo inteiro do perigo da ideologia comunista, vos avisando que esta se espalharia pelo mundo todo. A Igreja do Meu Filho Jesus, por várias vezes, já condenou o comunismo e o socialismo, de sorte que um católico fiel não pode jamais apoiar qualquer forma de socialismo, marxismo ou comunismo, nomes diferentes para o mesmo mal ou o mesmo veneno. Vou relembrar-vos novamente as minhas palavras em Fátima. Alertai-vos:” Se atenderdes aos meus pedidos a Rússia se converterá e terão Paz. Se o não fizerdes a Rússia espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados…Mais uma vez, meus filhos, os meus pedidos não foram atendidos, e o comunismo, o marxismo ou socialismo, se espalhou como uma terrível peste pelo mundo. Para se evitar todo este mal meus filhos, é preciso rezar muito o meu Rosário (o terço), fazer penitência, ter devoção ao Sagrado Coração de Jesus Cristo e ao Meu Imaculado Coração."
  • Adelino Carneiro
    22 set, 2019 15:43
    Esta irmã Freira, tal como Jesus Cristo, foi vítima dos pecados dos bispos deste tempo. Morreu nas mãos de um criminoso alimentado e protegido por um sistema politico podre e usurpador, que teima em querer governar Portugal, a todo o custo, mesmo que perca eleições, para, tacitamente, proteger tudo que seja bárbaro e que tenha moral e reconheça a existência de Deus, perante o silêncio , profundo, dos Bispos Portugueses, primeiros responsáveis pela condução do povo de Deus. Quando estes bárbaros , que estão desgovernar Portugal, se preparavam para fazer o assalto , só ouvi uma voz dentro da igreja. Foi a voz do Senhor Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente . Ele disse, e bem, deve governar quem ganha as eleições. Onde estariam os restantes Bispos? Estariam com a boça cheia a chupar um rebuçado que os ímpios lhes deram com o dinheiro dos impostos de quem trabalha? Estes bárbaros discretos, são descendentes dos Maumetanos, antigos colonos de Portugal. Em Abril de 2017, Antes da sua vinda a Fátima, escrevi uma carta a Sua Santidade Francisco , na qual manifestei a minha preocupação pela violência contra as mulheres e crianças que tem ocorrido em Portugal. Acho justo que a irmã Maria António seja canonizada o mais rápido possível. E peçamos - lhe para que ela peça a Deus para que envie o Espirito Santo a esta terra de Santa Maria para acordar, libertar e limpar a cegueira dos Bispos Portugueses, primeiros responsáveis pela condução do povo de Deus.
  • Joaquim Santos
    22 set, 2019 Tojal 13:37
    Se o mundo silencia, é porque a recusa da freira estava certa! O mundo só fala do que está errado.

Destaques V+