Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristãos rezam, este domingo, pela "superação da crise ecológica"

01 set, 2019 - 11:01 • Ana Lisboa

O que está em causa, neste Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, é "preservar a Obra de Deus e desenvolvê-la", diz o padre Duarte da Cunha, pároco na Igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa.

A+ / A-

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é assinalado este domingo. A data foi instituída pelo Papa em 2015 e é também comemorada há muito tempo pela Igreja Ortodoxa.

Após a recitação do Angelus, este domingo, Francisco fez referência a este dia de "oração ecuménica", que "anima a tomada de consciência e o empenho para tutelar a nossa casa comum a partir de um estilo de vida pessoal e familiar mais sustentável".

"De hoje até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, é um tempo favorável para o louvor de Deus por todas as suas criaturas e para assumir responsabilidades face ao grito da terra", disse o Papa, no Vaticano.

Com esta iniciativa, pretende-se que os cristãos deem o seu contributo para a “superação da crise ecológica” e que possam ser os “Guardiões da Criação” que cuidam da nossa “Casa Comum”.

Para o padre Duarte da Cunha, “temos esta responsabilidade, enquanto homens, de cuidar da natureza, de ser administradores". "Esta perceção de que existe uma cultura - João Paulo II chamava-lhe a cultura da morte – em que se destrói por destruir, em que os egoísmos e o materialismo reina. Então, é preciso um olhar que seja eticamente responsável, sabendo que aquilo que nós usamos e aquilo que nós fazemos tem consequências não só para nós, mas também para as próximas gerações”.

O pároco da Igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa, reconhece que o que está em causa é preservar a Obra de Deus, mas também desenvolvê-la. “Há aqui uma preocupação que o desenvolvimento tecnológico possa acontecer, mas tendo em conta os objetivos e tendo em conta a bondade e, portanto, um desenvolvimento que não seja uma destruição, mas seja um melhoramento cada vez maior”.

A mudança começa no estilo de vida de cada um de nós, nem que seja com gestos simples, pequenas ações. E também é fundamental promover a educação ambiental. O padre Duarte da Cunha defende que “há uma educação que deve partir não só do medo da destruição, mas também da contemplação do belo. O Papa diz, muitas vezes, que nós somos os que nos convertemos mais pela atração do belo. E a Criação deve ser olhada como beleza também”.

“Educar os jovens a contemplar a natureza, a darem louvor a Deus pela natureza é fundamental para se criar uma responsabilidade do cuidado da natureza”, diz.

Por isso, o apelo do Papa feito há quatro anos na Encíclica “Laudato Si”, está “muito atual”, no sentido de “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”.

Para o padre Duarte da Cunha, este desafio de Francisco “tem a ver com um chamamento também à consciência de que a Criação é um dom de Deus. E, portanto, se é um dom, é uma responsabilidade. E se é uma responsabilidade, nós não podemos usar e abusar, mas só compreenderemos isso se retomarmos a relação com o seu Criador”.

Amazónia no centro das preocupações

Sobre o que se está a passar com os incêndios na Amazónia, o Santo Padre já manifestou a sua preocupação. Francisco reconhece que os problemas nesta região têm um impacto global.

Trata-se de um desastre ecológico, admite este sacerdote, para quem “é péssimo quando, em vez das pessoas se preocuparem com a Amazónia, se preocupam com questões políticas e aproveitam a ocasião para atacar os regimes políticos”. “E julgo que este é um momento em que os políticos deveriam ser verdadeiramente solidários com a natureza e não entrarem em conflitos políticos, mas não e isso que se está a ver. Estamos a ver muito aproveitamento político, pró e contra o presidente do Brasil, que não sei se é esse o objetivo. O objetivo é cuidar”.

Recorde-se, que o Papa anunciou para o próximo mês de outubro um Sínodo especial sobre a Amazónia.

O encontro, que decorre de 6 a 27 de outubro, no Vaticano, vai refletir sobre o tema “Amazónia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Recentemente, Francisco disse que este Sínodo é uma resposta da Igreja Católica a preocupações religiosas e ambientais, numa região decisiva para a sobrevivência da humanidade.

“Não é uma reunião de cientistas ou de políticos. Não é um parlamento: é outra coisa. Nasce da Igreja e terá missão e dimensão evangelizadora. Será um trabalho de comunhão conduzido pelo Espírito Santo”, explicou, em entrevista publicada pelo jornal italiano ‘La stampa’.

Igrejas cristãs unem-se em defesa do ambiente

As Igrejas Cristãs vão unir-se para um mês de oração e ação ecuménica em defesa do ambiente.

É a iniciativa “Tempo da Criação” que começa precisamente hoje, dia 1 de Setembro e prolonga-se até 4 de Outubro. Tem como tema “A rede da vida”.

O convite foi feito pelo Vaticano já em junho, pelo quarto aniversário da publicação da Encíclica do Papa, “Laudato Si”.

Trata-se de um projeto ecuménico global que “é uma ótima oportunidade para proteger a nossa Casa Comum, ser seus guardiães e desenvolver os seus dons”, assinala uma mensagem do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

Participam as Igrejas Católica e Ortodoxa, da Comunhão Anglicana, a Federação Luterana Mundial, o Conselho Mundial das Igrejas e a Aliança Evangélica Mundial.

A Santa Sé une-se, assim, ao Movimento Católico Mundial pelo Clima e à Rede Eclesial Pan-Amazónica, região que em outubro vai estar no centro de uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos convocada pelo Papa Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+