Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lei que proíbe véu integral entra em vigor na Holanda

01 ago, 2019 - 13:40 • Lusa

O uso da burca é proibido em edifícios públicos, mas permanece permitido nas ruas, ao contrário do que se passa em França, onde a legislação vigente desde 2010 proíbe a burca e o niqab no espaço público.

A+ / A-

O uso do véu integral é proibido a partir desta quinta-feira em escolas, hospitais, edifícios públicos e transportes públicos na Holanda, de acordo com uma nova lei cuja aplicação está a provocar grande debate.

Estima-se que entre 200 e 400 mulheres usem a burca ou o niqab (vestimentas que podem cobrir totalmente ou parcialmente o corpo, sem deixar ver o rosto) na Holanda, um país com 17 milhões de pessoas.

Esta lei foi aprovada em junho de 2018, após cerca de quinze anos de debate político sobre o assunto.

O deputado anti-islâmico Geert Wilders propôs em 2005 a adoção de legislação sobre o véu integral.

Com uma multa de 150 euros, "agora é proibido usar roupas que cubram o rosto em instituições educacionais, instituições e prédios públicos, em hospitais e em transportes públicos", disse o Ministério do Interior num comunicado.

"Nesses lugares, é importante para a segurança pública e para o bom funcionamento dos serviços públicos que todos possam reconhecer-se e olhar uns para os outros", referiu a nota.

Por isso, é proibido usar roupas que tornem o rosto irreconhecível, como um capacete integral, um capuz ou uma burca, referiu o documento.

De acordo com o Ministério do Interior, é responsabilidade dos empregados das escolas, dos hospitais, das instituições e dos motoristas negarem o acesso a uma mulher que esteja a usar um véu integral ou chamarem a polícia.

O setor de transporte público, no entanto, anunciou que os motoristas não vão parar os autocarros, elétricos, comboios e metro para fazer descer uma mulher que viole a lei, porque isso causaria atrasos.

Vários hospitais do país também disseram que "não se recusariam a fornecer cuidados a qualquer pessoa, não importando as roupas que vestissem".

O uso da burca permanece permitido nas ruas, ao contrário do que se passa em França, onde a legislação vigente desde 2010 proíbe a burca e o niqab no espaço público.

A Bélgica, a Dinamarca e a Áustria adotaram legislação semelhante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+