Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jamboree Mundial

Escuteiro português distinguido com o “Lobo de Bronze”

31 jul, 2019 - 10:15 • Agência Ecclesia

A entrega do galardão decorreu durante a receção da Comunidade do Escutismo Lusófono no Jamboree Mundial.

A+ / A-

O português João Armando Gonçalves, dirigente do Corpo Nacional de Escutas (CNE), foi distinguindo com o “Lobo de Bronze”, esta segunda-feira, durante o 24.º Acampamento Mundial de Escuteiros – Jamboree 2019.

O dirigente fala num “dia especial”, que viveu com “humildade, gratidão e felicidade”.

A entrega decorreu durante a receção da Comunidade do Escutismo Lusófono (CEL), no Jamboree Mundial.

Na receção foram ainda entregues as medalhas da CEL referentes ao serviço prestado aos países lusófonos, informa a revista ‘Flor de Lis’, do CNE.

Entre os vários galardoados, estavam os portugueses Ivo Faria, chefe Nacional do CNE; Ricardo Matos, secretário Internacional do CNE; e Beatriz Candeias, que trabalha na Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), na área da Diversidade e Inclusão.

O CNE sublinha que esta é “a mais alta distinção que pode ser atribuída a um adulto voluntário e a única concedida pelo Comité Mundial do Escutismo”.

João Armando Gonçalves presidiu a este comité, entre 2014 e 2017, sendo agora reconhecido o “excelente compromisso e serviço” prestado ao movimento, “a nível regional e mundial”; engenheiro civil e professor no Instituto Politécnico de Coimbra, recebeu a Ordem do Infante D. Henrique, em Portugal.

Ainda no Jamboree 2019, o português Miguel Sousa foi oficialmente o primeiro escuteiro a receber o “prémio de participação”, uma insígnia exclusiva que exige o conhecimento do património escutista, participação em eventos de divulgação ambiental, de diálogo religioso e cultural.

O 24.º Acampamento Mundial de Escuteiros (World Scout Jamboree) decorre de 22 de julho a 2 de agosto, na Virgínia Ocidental, Estados Unidos da América, com 45 mil participantes de 150 países.

O contingente português é constituído por 784 escuteiros.

O Jamboree 2019 celebrou este domingo um dia dedicado à Lusofonia, com 2.500 participantes de países de língua portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+