Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto

Igreja dos Clérigos “nasceu” há 288 anos

31 mai, 2019 - 15:47 • Filipe d'Avillez

A carta de constituição da Torre foi escrita e assinada no dia 31 de maio de 1731 e agora pode ser consultado por todos.

A+ / A-

Veja também:


Foi há precisamente 288 anos que se tomou formalmente a decisão de construir a Igreja dos Clérigos, hoje uma das marcas mais distintivas da cidade do Porto.

A ordem de construção consta de um documento de oito páginas, escrito à mão, em que se explica de onde veio o terreno doado para o efeito. A necessidade de construção da torre é explicada pela ausência de uma igreja pertencente à irmandade onde se pudessem sufragar as almas dos seus membros que morriam.

“A igreja foi construída num terreno baldio, que foi oferecido à irmandade por padres”, explica António M. Tavares, diretor executivo da Irmandade dos Clérigos. Anteriormente, explica, a irmandade reunia-se na sede da Misericórdia do Porto.

A Irmandade dos Clérigos tinha sido criada em 1707 – embora já existisse com outra designação desde meados do século XVII – para socorro de membros do clero que passavam por dificuldades financeiras. A Irmandade ainda existe e continua a ser responsável pela manutenção da Igreja e da Torre dos Clérigos.

Apesar de a Igreja ter sido finalizada em 1750, a decisão de construir a torre apenas foi tomada em 1753, tendo sido finalizada uma década mais tarde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+