Tempo
|
A+ / A-

Papa convida diferentes religiões a “derreter o gelo da guerra” com o amor

06 mai, 2019 - 17:01 • Aura Miguel , Filipe d'Avillez

Representes de diferentes religiões na Bulgária rezaram juntas pela paz, não só entre países, mas também no interior das famílias e das comunidades.

A+ / A-
Papa convida diferentes religiões a “derreter o gelo da guerra” com o amor
Papa convida diferentes religiões a “derreter o gelo da guerra” com o amor

O Papa Francisco convidou esta segunda-feira as diferentes religiões a trabalhar juntas para “derreter o gelo da guerra” com o amor.

No último evento desta visita de pouco mais de dois dias à Bulgária, Francisco encontrou-se com representes da comunidade protestante, cristã arménia, judaica e muçulmana, numa praça onde coexistem locais de culto das diferentes confissões religiosas.

“Com o fogo do amor, queremos derreter o gelo das guerras. Estamos a viver este evento em prol da paz nas ruínas da antiga Serdika, em Sófia, coração da Bulgária. Daqui podemos ver os lugares de culto de diferentes Igrejas e Confissões religiosas: Santa Nedélia dos nossos irmãos ortodoxos, São José dos católicos, a sinagoga dos nossos irmãos mais velhos – os judeus –, a mesquita dos nossos irmãos muçulmanos e, perto, a igreja dos arménios”, disse.

Francisco convidou os presentes a dar seguimento à tradição de diálogo que marca aquele espaço.

“Durante séculos, congregavam-se neste lugar os búlgaros de Sófia pertencentes a vários grupos culturais e religiosos, para se encontrar e dialogar. Que este lugar simbólico represente um testemunho de paz!”

Mas a paz pela qual Francisco pedia não é apenas o silenciar das armas de guerra. “Neste momento, as nossas vozes fundem-se e expressam, em uníssono, o desejo ardente da paz: que a paz se espalhe por toda a terra! Nas nossas famílias, em cada um de nós e, de modo especial, naqueles lugares onde tantas vozes foram silenciadas pela guerra, sufocadas pela indiferença e ignoradas pela cumplicidade esmagadora de grupos de interesses.”

“Que todos cooperem para a realização desta aspiração: os expoentes das religiões, da política, da cultura. Cada qual no lugar onde se encontra, desempenhando a tarefa que lhe cabe”, afirmou o Papa.

A grande ausente deste evento foi mesmo a Igreja Ortodoxa da Bulgária, maioritária no país, que se recusou a participar por ser contra o diálogo inter-religioso e ecuménico.

A viagem de Francisco à Bulgária termina na manhã de terça-feira, com a cerimónia de despedida, no aeroporto de Sófia, de onde o Papa parte para a Macedónia, onde vai permanecer durante o dia, antes de seguir ao final da tarde para Roma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+