Tempo
|
A+ / A-

Papa viaja para Bulgária e Macedónia com Teresa de Calcutá e João XXIII na mente

04 mai, 2019 - 18:08 • Filipe d'Avillez

A viagem pastoral de Francisco começa na Bulgária e termina em Skopje, dois países de maioria ortodoxa.

A+ / A-
Viagem do Papa à Bulgária é sinal "de fé, unidade e paz”
Viagem do Papa à Bulgária é sinal "de fé, unidade e paz”

O Papa Francisco invocou a memória de Teresa de Calcutá e do Papa João XXIII para a sua viagem à Bulgária e à Macedónia, que começa esta semana.

Em duas mensagens de vídeo, divulgadas pelo Vaticano e dirigidas aos habitantes dos dois países, Francisco diz que o faz em peregrinação e em nome da paz e da concórdia.

“Viajar até à Bulgária será para mim e para os meus colaboradores uma peregrinação no sinal da fé, da unidade e da paz”, diz o Papa, enaltecendo o testemunho dos búlgaros em termos de fé.

“A vossa terra é pátria de testemunho da fé, desde os tempos e quem os santos irmãos Cirilo e Metódio semearam entre vós o Evangelho: uma semente fecunda, que deu frutos abundantes até nos períodos mais difíceis do século passado”, diz Francisco, recordando ainda que “São João Paulo II repetia-o frequentemente, ele que tanto se esforçou para que a Europa redescobrisse a força libertadora de Cristo”.

Mas é outro santo ainda que marca a viagem do Papa Francisco. “A minha peregrinação feita na memória do Santo Papa João XXIII, que nos quase dez anos que passou em Sofia como Delegado Apostólico criou com o vosso povo um elo de estima e de afeto que ainda perdura. Ele era um homem de fé, de comunhão e de paz. Por isso escolhi como lema da viagem o título da sua histórica encíclica ‘Pacem in terris’. Peço-vos, por favor, que me acompanhem com a vossa oração. Obrigado!”

Papa faz viagem de homenagem a Madre Teresa de Calcutá
Papa faz viagem de homenagem a Madre Teresa de Calcutá

Francisco passará apenas uma dezena de horas na Macedónia, mas fá-lo-á evocando uma das mais queridas filhas daquele país. “Confio a minha visita à intercessão de uma grande santa, filha da vossa terra: Madre Teresa. Nascida e educada em Skopje, tornou-se, pela graça de Deus, uma corajosa missionária da caridade de Cristo no mundo, dando conforto e dignidade aos mais pobres dos pobres.”

Francisco não esconde as dificuldades que o país atravessa, com frequentes tensões entre diferentes etnias. “Eu venho até vós para lançar estas sementes, seguro de que a vossa terra é boa e que saberá acolher e dar fruto. De facto, a particular beleza da face do vosso país deve-se precisamente à variedade das culturas e das pertenças étnicas e religiosas que aqui habitam. É certo que essa convivência nem sempre é fácil, como sabemos. Mas é um esforço que vale a pena, porque os mosaicos mais belos são os que têm maior riqueza de cores.”

Francisco parte no domingo para a Bulgária, onde permanece até terça-feira. Na terça viaja para Skopje e nesse mesmo dia regressa a Roma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+