Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa nomeia reitora da Universidade Católica para membro de agência do Vaticano

15 jan, 2019 - 13:11 • Ana Lisboa

A nomeação foi divulgada esta terça-feira pela sala de imprensa da Santa Sé.

A+ / A-

O Papa Francisco nomeou Isabel Capeloa Gil para membro do Conselho Científico da Agência da Santa Sé para a Avaliação e Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa é também, desde julho de 2018, presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

A FIUC é a mais antiga associação de universidades do mundo, reunindo cerca de 200 instituições académicas. Foi fundada em 1924 e é reconhecida pela Santa Sé desde 1949.

Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil nasceu a 22 de julho de 1965 em Mira, Coimbra. Tem um doutoramento em Língua e Cultura Alemãs da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, da qual foi diretora entre 2005 e 2012.

Desempenha o cargo de reitora desde outubro de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+