Tempo
|
A+ / A-

Capela sem portas na lista de finalistas do Festival Mundial de Arquitetura

28 nov, 2018 - 11:47 • Liliana Carona

A capela de Nossa Senhora de Fátima, de Idanha-a-Nova, está nomeada para duas categorias no World Architecture Festival, em Amesterdão.

A+ / A-

Helena Vieira, Pedro Ferreira e João Martins são arquitetos. Dois deles também são escuteiros e foi no escutismo que nasceu a ideia de desenharem uma capela para o Campo Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova.

“Em janeiro de 2017 surgiu-nos, através do padre Luís Marinho, assistente nacional do acampamento, o desafio de construir uma capela para o XXIII Acampamento Nacional dos Escuteiros Católicos Portugueses que, curiosamente, foi o maior acampamento nacional de todos os tempos”, sublinha Helena.

Num processo rápido, surge a 31 de julho de 2017 uma capela sem portas desenhada pelo atelier: Plano Humano Arquitetos, com sede em Lisboa.


A inspiração escutista falou mais alto ou não tivesse Helena, sido escuteira entre os 14 e os 23 anos.

“Tem a semelhança a uma grande tenda, construída em zinco e madeira, que é também um material muito utilizado nas construções escutistas, há um elemento de água que nasce e recebe o utilizador à entrada da capela e que culmina no altar, disponível para receber todas as pessoas em todos os momentos”, afirma a arquiteta, acrescentando que “no World Architecture Festival, estão ao lado de projetos espalhado por todo o mundo”.

A capela de Nossa Senhora de Fátima do Campo Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova está nomeada para duas categorias no World Architecture Festival: Edifícios religiosos e Edifícios pequenos.

O arquiteto Pedro Ferreira, de 37 anos e escuteiro desde os 6, não esconde a surpresa por ver a capela ser tão falada e procurada. “Tem sido bastante visitada, agora é muito procurada por pessoas que querem apenas visitar a capela, porque ouviram na rádio ou viram na televisão, gostaram do projeto e querem conhecê-lo”, nota.

O começo do festival mundial de arquitetura na Holanda está agendado para esta quarta-feira e decorre durante três dias. A cada dia é desvendado um prémio que não é monetário mas dá aos autores e ao projeto um destaque de nível mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+