Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa ficou profundamente marcado por encontro com vítimas de abusos na Irlanda

29 ago, 2018 - 10:17

Francisco reconhece que a Igreja Católica na Irlanda tem pela frente o desafio de recuperar a sua credibilidade e proximidade junto das comunidades.

A+ / A-
Papa ficou profundamente marcado por encontro com vítimas de abusos na Irlanda
Papa ficou profundamente marcado por encontro com vítimas de abusos na Irlanda

Na habitual audiência geral das quartas-feiras na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco referiu-se à recente visita que fez a Dublin e reconheceu que ficou profundamente marcado pelo encontro com as vítimas destes crimes.

Francisco lamentou ainda que a Igreja Católica não tenha “sabido lidar da melhor forma” com a questão dos abusos sexuais praticados por alguns membros do clero.

“Esta minha visita à Irlanda, além de uma grande alegria, também carregou a dor e amargura devido aos sofrimentos causados naquele país por várias formas de abusos por parte de membros da Igreja e pelo facto das autoridades eclesiásticas no passado não terem sabido enfrentar estes crimes de maneira adequada”, disse o Papa Francisco.

Francisco reconhece que o encontro com as vítimas o marcou “profundamente”. “Várias vezes pedi perdão ao Senhor por estes pecados, pelo escândalo e pelo sentimento de traição que causaram”, disse ainda.

O Papa reconhece que a Igreja Católica na Irlanda tem pela frente o desafio de recuperar a sua credibilidade e proximidade junto das comunidades, mas mostrou-se confiante no esforço desenvolvido para “remediar os erros do passado”.

“No meu encontro com os bispos, encorajei o seu esforço em remediar os erros do passado com honestidade e coragem, confiando nas promessas do Senhor e contando com a profunda fé do povo irlandês para inaugurar uma nova etapa de renovamento da Igreja na Irlanda”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Mello
    30 ago, 2018 Carcavelos 23:54
    O Santo Padre ficou chocado porque é homem de DEUS, no caso, o vigário de CRISTO. Quanto mais próximos de DEUS, mais sentimos a gravidade dos pecados, num mundo que se afastou de DEUS e tornou-se insensível aos gravíssimos pecados que vai cometendo em abundância, quase nada é noticiado. Alguma coisa deste joio entrou na IGREJA por falta de vigilância, como o próprio SENHOR JESUS havia alertado. Também nos seminários, faltou a vigilância e, como disse o Santo Padre muito bem, deve-se recorrer à psiquiatria para avaliar a saúde mental do candidato. Quanto ao Sr. Puritano, estive a ler o que escreveu, lembro-lhe que, em primeiro lugar, quem odeia a IGREJA é Satanás, o príncipe deste mundo. O Sr. Puritano acredita que a IGREJA depende das próprias forças, mas basta DEUS querer, e amanhã, a IGREJA recupera inteiramente a Sua credibilidade. Tudo está nas mãos de DEUS e não, dos homens.
  • Puritano
    29 ago, 2018 lisboa 13:02
    A Igreja perdeu toda a credibilidade e é impensável a recuperação nos próximos séculos tal como aconteceu com Inquisição. É necessária uma revolução e castigo visível nesta vida para os prevaricadores.Nao haverá perdão na Terra para tais pecados da Igreja ou outras organizações civis.O elo da confiança foi quebrado.

Destaques V+