Tempo
|
A+ / A-

Igreja Católica apela a “verdadeira mudança estrutural” na gestão dos recursos

29 ago, 2018 - 11:38 • Ecclesia

No dia 1 de setembro assinala-se o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco, que esta manhã realçou a importância da água como “bem essencial que deve estar ao alcance de todos”.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana dedicou esta quarta-feira uma nota ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação (1 de setembro), para realçar a necessidade de ações concretas em defesa da Terra e dos seus recursos.

No documento, enviado à Agência Ecclesia, aquele organismo da Igreja Católica salienta que “ninguém se pode resignar” ou “deixar cair aos braços” perante os desafios que envolvem o planeta.

E desafia “todas as comunidades cristãs” a rezarem pela “conversão dos corações” daqueles que têm direta responsabilidade na delapidação dos recursos naturais, e em particular por aqueles “de quem dependem as leis e os programas económicos que permitem uma verdadeira mudança estrutural”.

A Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana recorda a importância da próxima Conferência sobre o Clima, que a Organização das Nações Unidas vai promover na Polónia em dezembro. Uma iniciativa aguardada “com expetativa” pela Igreja Católica, que faz votos de que a partir deste encontro de líderes mundiais seja possível vislumbrar um horizonte mais risonho para todos quantos hoje são afetados pelas consequências das agressões cometidas contra a Natureza e contra o Homem.

“Queremos empenharmo-nos em cultivar a terra de forma a que ela possa dar frutos de paz. Queremos ser pessoas que cuidem da nossa casa comum de forma criativa e responsável, sempre prontos a corrigir o rumo das nossas decisões quando percebemos que não devemos prosseguir por determinado caminho, dadas as consequências que, entretanto, se conseguiram vislumbrar”, frisa a mesma comissão, que reconhece, “com grata esperança”, o contributo que os jovens, que os mais novos, têm dado para uma mudança de paradigma neste campo.

“São as novas gerações aquelas que, entre nós, mais se têm empenhado na reflorestação e na limpeza das praias e dos matos e saudamos a inclusão, no currículo escolar, de temas que contribuem para uma educação ecológica”, pode ler-se.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 2015, ano em que publicou a sua Encíclica “Laudato si”, sobre o “cuidado pela Casa Comum”, com o objetivo de dar aos cristãos e às suas comunidades a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação.

Esta iniciativa foi incluída no calendário católico (1 de setembro) também com um propósito ecuménico, já que também é comemorada pela Igreja Ortodoxa.

Esta quarta-feira de manhã, durante a audiência pública com os peregrinos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa realçou de modo especial “a questão da água” como um ponto central na jornada de oração deste ano.

“Um bem essencial que deve estar ao alcance de todos”, apontou Francisco, que convidou todas as comunidades católicas a “unirem-se em oração no próximo sábado” por esta causa, “pela cura da nossa Casa Comum”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+