Tempo
|
A+ / A-

Papa chama padre Tolentino Mendonça ao Vaticano e eleva-o a arcebispo

26 jun, 2018 - 11:29

Tolentino Mendonça vai ser arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

A+ / A-

O Papa nomeou, esta terça-feira, o padre Tolentino Mendonça como arquivista e bibliotecário da Santa Sé, elevando-o à categoria de arcebispo.

O padre e poeta madeirense é, atualmente, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e diretor da Faculdade de Teologia e assumirá o novo cargo, em Roma, a 1 de setembro.

Tolentino Mendonça vai suceder no comando da biblioteca vaticana e dos arquivos secretos da Santa Sé ao arcebispo francês Jean-Louis Brugès, que completa 75 anos em Novembro.

Na Páscoa deste ano, Tolentino Mendonça orientou o retiro de Quaresma do Papa Francisco e dos seu mais diretos colaboradores, que decorreu entre 18 e 23 de fevereiro, em Ariccia, nos arredores de Roma.

Tolentino Mendonça. “Vivemos em secura interior e não nos damos conta”
Tolentino Mendonça. “Vivemos em secura interior e não nos damos conta”

Doutorado em Teologia Bíblica, Tolentino Mendonça nasceu em Machico, em 1965, e foi ordenado padre em 1990.

Em 2015, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada pelo então presidente da República Cavaco Silva.

Em comunicado, a UCP manifesta "enorme júbilo" pela escolha do Papa Francisco, sublinhando que o vice-reitor vai dirigir "a mais antiga biblioteca do mundo".

O texto recorda o percurso de Tolentino Mendonça na UCP e termina com um agradecimento pelo "trabalho notável" realizado na instituição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+