Tempo
|
A+ / A-

Viseu tem novo bispo. D. António Luciano Costa já foi enfermeiro

03 mai, 2018 - 11:00 • Liliana Carona , Ângela Roque

Padre da Guarda foi o escolhido pelo Papa para substituir D. Ilídio Leandro, para quem o sucessor é “um homem em quem a diocese pode confiar”.

A+ / A-

António Luciano dos Santos Costa tem 66 anos e foi nomeado esta quinta-feira pelo Papa Francisco novo bispo de Viseu.

Para D. Ilídio Pinto Leandro, que pediu a resignação do cargo por razões de saúde, foi a escolha certa, tendo em conta que é alguém que a diocese já conhece.

“Foi professor no Centro de Viseu da Universidade Católica e no Instituto Superior de Teologia, portanto os padres mais novos foram seus alunos. E é alguém que com uma formação multifacetada, foi enfermeiro, formou-se em Teologia Moral na mesma escola onde eu também estudei em Roma”, conta à Renascença.

“É um homem em quem a diocese pode confiar totalmente”, garante ainda D. Ilídio, que na hora da despedida deixa um agradecimento alargado à diocese de Viseu.

“Agradeço a todas as autoridades civis, académicas e militares, a amizade e a colaboração institucional sempre manifestadas ao longo do exercício do meu ministério episcopal. Agradeço também a todo o povo de Deus desta querida diocese toda a compreensão, acolhimento e amizade, e agradeço aos irmãos sacerdotes e diáconos, toda cooperação fraterna, e toda a comunhão e estima, bem como tão grande compreensão e contributos que recebi para o cumprimento da missão que me foi confiada”.

D. Ilídio diz que é da diocese da Viseu e que vai continuar a servir povo como há 12 anos, quando foi nomeado bispo da diocese de Viseu.

Um novo bispo que é enfermeiro

António Luciano Costa nasceu a 26 de março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil, no concelho de Seia, distrito da Guarda.

Mais velho de sete irmãos, frequentou a Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra, e trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade (HUC).

Depois de cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções nos HUC, completando a formação em Enfermagem.

Em 1980, iniciou o percurso para a formação sacerdotal. Foi ordenado padre a 29 de junho de 1985, na Sé Catedral da Guarda. Ao longo dos anos, fez parte da Equipa Formadora do Seminário Maior, foi diretor espiritual, responsável pelo Secretariado das Vocações e Pré-Seminário, colaborou na capelania do estabelecimento prisional e foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Colégio Diocesano de São José.

Em 1987, foi enviado para Roma para estudar Teologia Moral na Academia Alfonsiana. Integrou a Comunidade do Pontifício Colégio Português e concluiu a licenciatura com uma dissertação sobre o pensamento e obra de Bernard Haering: "Ser Livre em Cristo, Projecto Responsável do Homem".

Em outubro de 1989, iniciou funções de professor de Teologia Moral no Seminário Maior da Guarda e de Deontologia Profissional e Ética na Escola de Enfermagem, funções que exerceu até ao ano académico de 2011.

Foi vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Venerável Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, que foi bispo auxiliar da Guarda.

Nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico para as Causas de Beatificação e Canonização dos Veneráveis Servos de Deus Monsenhor Joaquim Alves Brás e Beata Rita Amada de Jesus, foi também diretor do departamento diocesano das Missões.

A partir de janeiro de 1991, foi pároco de várias paróquias, primeiro no arciprestado da Guarda e depois no da Covilhã, onde criou uma capelania na Universidade da Beira Interior.

Lecionou na Faculdade das Ciências da Saúde até 2016-2017 e fez estudos em Bioética, no Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Hospital de Santa Maria.

Em setembro de 2009, foi nomeado Capelão Coordenador do Hospital da Guarda. Foi ainda docente de Teologia Moral no Instituto Superior de Teologia das Beiras e Douro, com sede em Viseu, e também deu aulas de Doutrina Social da Igreja, Ética e Bioética no Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Foi capelão do Instituto Politécnico da Guarda.

Em 2010, foi nomeado vigário episcopal para o Clero e diretor da Casa Sacerdotal Diocesana da Guarda e, em 2012, cónego da Sé da Guarda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dani Dias
    06 mai, 2018 Madrid 12:30
    Muitos parabéns Sr. Antonio Luciano!!!!! Desde Madrid le queremos felicitar tras ser nombrado el nuevo Obispo de la ciudad de Viseu, Portugal. Le deseamos que en esta nueva experiencia de su vida este llena de felicidad tanto para usted como para toda su familia. Un Cordial Saludo.
  • edite milhano
    05 mai, 2018 vila do carvalho 08:54
    uma boa pessoa! foi com a vinda dele a paroquia de vila do carvalho que renovei os lacos de fe em Deus, que andavam esquecidos.....dessejo lhe sucesso na sua empreitada e que a misericordia de Deus o acompanhe!
  • lúcia geraldes dos s
    05 mai, 2018 torres vedras 00:25
    D. Luciano Parabéns pela escolha do Papa Francisco,foi um presente de DEUS para a Diocese de Viseu .Bençãos especiais na caminhada que lhe foi confiada. Saudação cordial Lúcia Geraldes
  • Maria José Carvalho
    04 mai, 2018 Viseu 10:00
    Seja benvindo. Parabens. As maiores bênçãos divinas e universais para o seu bispado.
  • Antonio M. Santos
    04 mai, 2018 Wethersfield, CT, USA 01:52
    Parabéns ao Primo Luciano. Espero e rezo para que Deus lhe conceda boa saúde e felicidade e continue a fortalecer a sua fé ao servir o povo de Viseu.
  • GONÇALO Pais
    03 mai, 2018 Lisboa 23:04
    Muitos parabéns Sr.Bispo e caro colega.Desde 1970 que não o via nem sabia nada de si.Quando íamos às palestras ou reuniões da ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA REVISRA SERVIR EM Coimbra. Desejo multa saúde e dedicação nessa diocese. Gonçalo
  • mario josé santos
    03 mai, 2018 Apelação, Loures 18:39
    Muitos parabéns, querido amigo e colaborador da Síntese.
  • João Marques
    03 mai, 2018 RIO de MEL 13:32
    Que seja Bem-vindo e que Nossa Senhora dos Milagres O Proteja, como também ao Seu Antecessor.
  • Arlindo Santos
    03 mai, 2018 Pascoal 11:19
    Seja bem vindo as terras de Viriato. Os visienses saberão acolhe-lo certamente. Felicidades.

Destaques V+