Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa celebra Ceia do Senhor na prisão e lava pés a 12 reclusos

29 mar, 2018 - 13:34

A dúzia de homens escolhidos são de diferentes nacionalidades e religiões, incluindo um budista, dois muçulmanos e um ortodoxo.

A+ / A-

O Papa celebra esta tarde a missa da Ceia do Senhor na prisão “Regina Coeli”, em Roma. Para o rito do lava-pés, foram escolhidos 12 homens encarcerados neste estabelecimento prisional, de diferentes países e nem todos católicos.

A visita de Francisco a esta prisão inclui, além da missa, um encontro na enfermaria com alguns doentes e uma visita a uma das secções especiais, porque nem todos os prisioneiros podem participar na celebração.

Para manter o caracter reservado destes encontros, não vai haver transmissão televisiva.

Desde que foi eleito, o Papa Francisco optou por celebrar missa da ceia do Senhor em cadeias, institutos de recuperação de jovens ou de acolhimento aos que sofrem.

Para o rito do lava-pés deste ano, foram selecionados 12 homens de vários países: Itália, Filipinas, Marrocos, Moldávia, Colômbia, Nigéria e Serra Leoa. Cumprem penas neste estabelecimento prisional e nem todos são católicos: um é ortodoxo, outro budista e dois são muçulmanos.

Francisco é o terceiro Papa a visitar esta prisão. Antes dele, também João XXIII e João Paulo II celebraram missa neste cárcere construído no séc. XIX

João Paulo II fê-lo em 1983, dois anos depois de ter sido baleado pelo terrorista turco Ali Agca, que foi posteriormente encarcerado no Regina Coeli. Os dois encontraram-se durante essa visita, algo que o Papa atribuiu à providência divina.

[Notícia atualizada às 15h45]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+