28 mar, 2018 - 18:24 • Ana Lisboa
Uma portuguesa ofereceu esta quarta-feira ao Santo Padre um Missal Relicário feito pela própria em filigrana de papel. O trabalho levou “um mês e meio a ser feito”.
Maria Teresa Mendes foi recebida pelo Papa Francisco depois da habitual audiência semanal, em Roma.
A ideia surgiu em 2014 e quatro anos depois acabou por ser concretizada.
O Missal Relicário esteve para ser entregue o ano passado ao Papa, por ocasião da vinda a Fátima. Mas devido” a um problema com o encadernamento”, tal não foi possível.
Surgiu agora esta oportunidade de ir ao Vaticano entregar esta obra de arte para lembrar a Francisco a sua passagem pelo Santuário de Fátima. Aliás, este Missal foi feito com o propósito de assinalar “o Centenário das Aparições em Fátima, a Canonização dos Pastorinhos e ainda a vinda do Papa ao Santuário”, explica.
“Neste ano em que o Papa Paulo VI vai ser canonizado, redobra ainda a importância do Missal”, diz Maria Teresa Mendes.
O encontro com Francisco foi muito emotivo e Maria Teresa Mendes confessou que saiu de lá “com as pernas a tremer, dificuldade em andar e o coração acelerado”, tal a emoção sentida.
O Papa, contou Maria Teresa, “deu-me um sorriso profundo que entrou completamente dentro de mim. E aquele olhar dele foi profundíssimo e muito marcante para mim. Isto também teve importância por ter acontecido na Semana Santa, a semana maior da Igreja. É um alimento para a minha fé e oração”.